As notícias da semana pinceladas nos recortes de Cristovam Abranches. Leia!
Li Aqui e Ali
Cristovam Abranches
O consumo de cerveja ou de destilados pode tornar mais fácil para que as pessoas sejam infectadas pela Covid-19, enquanto o vinho pode tornar mais difícil. A conclusão é de um estudo comportamental realizado por pesquisadores do Hospital Shenzhen Kangning, na China. A pesquisa analisou 473.957 pessoas, das quais 16.559 receberam diagnóstico positivo para Covid-19. Os resultados apontaram que pessoas que consomem cerveja e cidra, não importando frequência e quantidade, tem risco maior de contrair a doença, assim como quem consome destilados frequentemente (cinco ou mais copos por semana). Por outro lado, quem tinha maior consumo de vinho tinto, branco ou champanhe apresentou menos chance de ser infectado.
x-x-x-x-x
O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo está se preparando para decolar.
O Alice, um avião desenvolvido pela empresa israelense Eviation, passou por testes de motor na semana passada no Aeroporto Municipal de Arlington, ao norte de Seattle.
De acordo com o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay, o Alice está a apenas algumas semanas de seu primeiro voo.
x-x-x-x-x
A caminhada é uma atividade física que pode ser praticada por várias pessoas, sem grandes contra indicações. De qualquer forma, é importante destacar a importância de pedir orientações médicas antes de iniciar qualquer atividade e, após a liberação, buscar ajuda de profissionais qualificados para seguir com a prática. É importante começar aos poucos e ter constância na rotina de atividades. Segundo especialistas, caminhadas de 10 minutos já são grandes aliadas no combate ao sedentarismo. Caso o praticante consiga esticar mais um pouco, é interessante estender para 20 minutos de forma que se sinta confortável.
x-x-x-x-x
Fora da Globo desde 2019, o apresentador de BH Lair Rennó entrou com um processo trabalhista contra a Globo e cobra salário de substituição referente aos seis anos em que apresentou o Encontro durante as folgas e férias de Fátima Bernardes.De acordo com a ação, a emissora teria sonegado os direitos previdenciários do apresentador ao trocar o seu contrato que era em regime CLT por PJ (Pessoa Jurídica), em 2014. O valor da indenização gira em torno de R$4 milhões, de acordo com informações do portal NaTelinha. No entanto, a quantia deve aumentar por conta das alterações do salário de Fátima Bernardes ao longo dos anos.
x-x-x-x-x
Em recente entrevista para a revista Variety, a atriz, cantora e dançarina porto-riquenha, Rita Moreno, de 90 anos, falou pela primeira vez sobre o relacionamento que teve com o famoso ator de Hollywood, que faleceu em 2004, Marlon Brando.
Na conversa, a atriz de 'Amor, Sublime Amor' (1961) e 'Cantando na Chuva' (1952), relatou que a relação foi muito conturbada e abusiva. Chegando a mencionar que pensou na possibilidade de tirar a própria vida, em meio ao período turbulento.
"Foi emocionante estar com Marlon. Ele era extraordinário de várias formas, mas ele era um homem ruim quando se tratava de mulheres", afirmou.
De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 3, pelo portal de notícias UOL, Rita explicou os motivos pelos quais não conseguia sair daquela relação: "Eu era uma pessoa tão diferente naquela época, tinha todos os ingredientes de um capacho [...] Ele me maltratou de tantas formas [...] Eu tentei acabar com a minha vida com pílulas na casa dele [...] Eu não entendia que se eu fosse matar essa patética e triste Rita, o resto dela também ia embora comigo. Eu não parecia entender isso", revelou.
O relacionamento chegou ao fim após sete anos. Um tempo depois, Moreno conheceu o ator Lenny Gordon, segundo ela, o grande amor de sua vida.
Na entrevista, a estrela revelou que nunca mais permitiu que alguém a tratasse da maneira que Brandoa tratou. A fala emocionou a entrevistadora, a também atriz Jessica Chastain.