Membros do Instituto Curupira realizam performance no centro da cidade em menção à tragéidia ambiental em Minas. LEIA MAIS
MEIO AMBIENTE
Instituto Curupira realiza 'performances art' em Barbacena e levanta importantes discussões ambientais
O Instituto Curupira, surgido em Barbacena, há 3 anos tem tido repercussão internacional com suas ações ambientais, culturais, artísticas e ecológicas. Com trabalhos voltados para democracia de acesso à arte em Barbacena e região, valorização e luta indígena no norte de Minas Gerais, pesquisa ambiental e ecológica em Campinas e Massachussets (EUA), a instituição tem se firmado como uma das mais importantes instituições livres em nível nacional, cujos resultados têm sido extremamente positivos.
Há dois meses, após o sucesso do Festival Nacional de Teatro de Barbacena, o Curupira tem se dedicado a estudar, pesquisar e trabalhar com performance art, um segmento cênico que tem despontado na Europa e capitais brasileiras como importante ferramenta de luta artística e sensibilização humana.
Delton Mendes, Diretor Nacional do Instituo Curupira, afirma que: “O Instituto Curupira há anos desenvolve trabalhos fortes em Minas, e agora, no mundo, abordando a arte, a cultura...meio ambiente e sustentabilidade. Esse ano decidimos trazer pra Barbacena sentimentos e protestos nunca antes tidos. Os atuais trabalhos performáticos têm como objetivos principais o debate, a sensibilização ambiental e artística de nossa população, tão prejudica em termos de acessibilidade à arte e às informações ambientais. Infelizmente a produção artística aqui ainda é centralizada. Portanto, nossas performances têm o olhar crítica social e ambiental, mas também é um protesto para que os grupos culturais de Barbacena se abram mais para nosso povo.”
Foram duas performances muito repercutidas em menos de 7 dias. A primeira questionou a questão da sensibilização ecológica para com as árvores, especialmente as que foram cortadas e “substituídas” no centro da cidade. Ontem, a performance chamou a atenção e comoveu por trazer para cá o debate sobre a tragédia ocorrida em Mariana.
O Instituto Curupira promoverá dia 12 de dezembro u7m importante seminário de discussão ambiental, o primeiro da região. Interessados em estar presentes, apresentar trabalhos científicos e debater, basta acessar o site geral do evento: http://seminarioregionala.wix.com/seminarioambiental