Leonardo Badaró é o novo diretor-geral do DEPEN - MG

Servidor de carreira há 16 anos, traz extensa bagagem e expertise na área de segurança prisional.

Leonardo Mattos Alves Badaró é o novo diretor-geral do DEPEN - MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais), que faz parte do organograma da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Servidor de carreira há 16 anos, traz extensa bagagem e expertise na área de segurança prisional. O novo diretor-geral do DEPEN - MG terá sob seu comando 172 unidades prisionais, que somam uma população carcerária de cerca de 60 mil custodiados.

A SEJUSP deseja boas-vindas a Leonardo Mattos Alves Badaró com a certeza de que muitos desafios importantes serão enfrentados e de que muitas conquistas serão alcançadas, sempre com o objetivo de fortalecer cada vez mais os profissionais do sistema prisional mineiro, bem como de avançar nas políticas públicas voltadas para a segurança penitenciária e para a custódia de indivíduos privados de liberdade.

Experiência profissional

Leonardo Mattos Alves Badaró tem 38 anos. É bacharel em Administração pela UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos) e pós-graduado em Gestão de Sistemas Prisionais e em Inteligência Policial e Prisional. Atualmente é discente do curso de Direito, pela Faculdade Universo. Servidor de carreira, ele será o segundo Policial Penal a ocupar o cargo máximo do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Leonardo Mattos Alves Badaró é do concurso de 2005. O seu ingresso na carreira foi em maio de 2007 e a sua primeira lotação foi no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, localizado em Barbacena.

Leonardo Mattos Alves Badaró já fez parte do GETAP (Grupamento de Escoltas Táticas Prisionais) e do GIR (Grupamento de Intervenção Rápida). Atuou como coordenador de Segurança e como assessor de Informação e Inteligência; posteriormente assumiu a diretoria de Segurança, ainda no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz. Em 2013 assumiu a direção-geral do Presídio de Extrema e, em 2015, a direção-geral do Presídio de Congonhas.

Ao longo da carreira foi diretor-referência da 13ª Região Integrada de Segurança Pública, diretor de Segurança Externa da Superintendência de Segurança Prisional, diretor-interventor no Presídio de Itajubá e na 17ªRisp. O último cargo ocupado antes de chegar à direção-geral do Departamento Penitenciário foi o de superintendente de Gestão de Vagas, cargo ocupado por Badaró desde outubro de 2020.

Agência Minas


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp