Associação dos Diabéticos de Barbacena celebra o dia mundial do Diabetes

O dia do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para celebrar a data, a Associação realizou várias atividades, palestras, orientações e conscientização sobre a doença. Leia Mais...

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (14), a Associação dos Diabéticos de Barbacena (Assodibar) celebrou em sua sede, o Dia Mundial do Diabetes, com a realização de várias atividades, palestras, orientações e conscientização sobre a doença.

De acordo com a nutricionista voluntária da Associação, Christiane Saviotti de Araújo, foram realizadas palestras abordando diversos aspectos da doença e destacando a importância das atividades físicas e de uma boa alimentação para a prevenção e tratamento da diabetes. Durante o evento também foram oferecidas orientações médicas e campanha do fundo de olho com a participação de oftalmologista convidado e glicemia capilar.

“A Associação dos Diabéticos de Barbacena que têm 3.700 sócios, realiza um trabalho voluntário com uma equipe multidisciplinar com endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta com todo trabalho voltado para os diabéticos”, explicou Christiane Saviotti.

O Dia Mundial da Diabetes é a maior campanha a nível mundial de conscientização sobre a diabetes. Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de Diabetes no Mundo, tornou-se, em 2007, dia oficial.

A celebração do Dia Mundial da Diabetes tem como finalidade chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes.

Deste modo, associado às comemorações a campanha destaca o tema “Família e a Diabetes”, apontando a importância primordial da família para a pessoa com Diabetes e as implicações da doença seio da família, cabendo a esta um papel importante no cuidar e apoiar a pessoa com diabetes.

Apesar de a campanha decorrer durante todo o ano, este dia é comemorado a 14 de novembro, para celebrar o aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, concebeu a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre quando os níveis de açúcar no sangue (glicemia) ficam muito baixos, geralmente inferiores a 70 mg/dl. Entretanto, como as características dos organismos variam entre os indivíduos é fundamental ficar atento aos sinais e aos sintomas da hipoglicemia, que em situações mais graves pode causar acidentes, lesões, coma e até mesmo a morte. Fique atento e, caso apresente com frequência os sinais e os sintomas avise ao seu médico.

Quais medidas podem ser tomadas para evitar a hipoglicemia

Mantenha uma dieta balanceada e evite ficar em jejum prolongado.

Pratique exercícios físicos sob orientação de um profissional, de forma regular e moderada.

Evite esforços excessivos e nuca comece a atividade sem se alimentar e medir sua glicemia.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente em jejum.

Evite o estresse do dia a dia.

Ingira uma bebida ou um alimento que contenha glicose (por exemplos sucos, refrigerantes ou frutas), caso você apresente os sinais e os sintomas da hipoglicemia.

Converse com o seu médico sobre opções terapêuticas com menor risco de hipoglicemia.

Administre corretamente os medicamentos, conforme a orientação médica.

A Associação dos Diabéticos de Barbacena funciona de 8h às 11h30 e de 13h às 17h sob a presidência da endocrinologista, Dra. Liliana Chevtchuk. Rua São Judas Tadeu, 123, bairro Padre Cunha. Informações pelo telefone (32) 3331- 2203.

Fonte: Jornal Expresso


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp