Palestra “Morte Súbita no Esporte” destaca perigos da arritmia cardíaca

Evento promovido pelo Hospital Ibiapaba foi uma preparação para a Corrida do Coração, que acontece dia 16 de dezembro. Saiba quais são os grupos de risco e como prevenir a arritmia cardíaca. Leia Mais...

Foto: Ana Luiza Fonseca/BarbacenaMais

Aconteceu hoje (22), no auditório do Master Plaza Hotel, a palestra promovida pelo Hospital Ibiapaba, sobre “Morte Súbita no Esporte”. Ministrada pelo cardiologista e arritmologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Henrique Gontijo, a palestra foi um pré-evento e uma preparação para a Corrida do Coração, corrida rústica promovida pelo Hospital e pela ASCORB, além de ser um evento oficial da campanha nacional "Coração na Batida Certa", feita pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

Segundo o palestrante a relação da morte súbita com o esporte, é sobre o paciente que pratica atividades físicas sem acompanhamento médico. “Nós sabemos que hoje o esporte é muito importante para a prevenção da maioria das arritmias cardíacas, no entanto, a atividade física não acompanhada pelo médico cardiologista, pode trazer um risco para os pacientes que possam ter doenças cardíacas congênitas e sem o próprio conhecimento. Por isso, durante um estresse, pode ser submetido a um esforço maior do músculo cardíaco, iniciando assim um evento de arritmia grave, que pode levar a morte súbita”.

Ainda segundo Henrique, atualmente, uma ida rápida ao cardiologista, pode evitar um desastre no final. “A atividade física é muito importante, mas ela tem que ser feita de uma maneira saudável e segura. Para termos segurança durante a atividade nós temos que saber dos riscos, dos benefícios e estar acompanhado pelo profissional”, continuou.

O médico explicou que a arritmia cardíaca são modificações no ritmo das batidas do coração e pode se apresentar como taquicardia, que são batidas muito aceleradas ou como bradicardia, quando as batidas são muito lentas. A arritmia pode se apresentar em todos os biotipos, incluindo crianças e atletas, mas os grupos de maiores riscos são: idosos, diabéticos, hipertensos, obesos, sedentários, tabagistas, portadores de apneia do sono e pessoas com histórico familiar.

Hoje, no Brasil, cerca de 320 mil pessoas morrem todos os anos por causa de arritmia cardíaca, segundo o Data SUS. 86% das paradas cardíacas ocorrem nos lares das vítimas e em 50% dos casos, alguma criança ou adolescente assiste o episódio sem adultos por perto. Para prevenir, o paciente deve realizar exames periódicos para o controle das condições cardíacas, praticar exercícios físicos moderados regularmente e com orientação médica e evitar o tabagismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o estresse e o sedentarismo.

 “A atividade física deve ser feita, pois ela é saudável e benéfica, mesmo os pacientes que já são sedentários, a atividade física vai agregar qualidade de vida para eles. O que eles precisam é ter o acompanhamento médico para a própria segurança. A atividade física é uma protetora e amiga do coração”, finalizou, Henrique.

Foto: Ana Luiza Fonseca/BarbacenaMais

Sobre a Corrida do Coração

A Corrida do Coração é uma corrida rústica promovida pela ASCORB (Associação dos Corredores de Rua de Barbacena) e pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS. A corrida acontecerá no dia 16 de dezembro, às 09h, com largada na Rua Bahia, no Bairro São Sebastião, tendo como foco a conscientização para o cuidado com a saúde cardiovascular. As inscrições já estão abertas no site www.corridao.com.br. O percurso, de 6km, começa na Rua Bahia (bairro São Sebastião) e passa por algumas das ruas mais importantes de Barbacena. O evento ainda possui cotas disponíveis de apoios. Para mais informações sobre patrocínios, o contato é 3339-3611.

Foto: Ana Luiza Fonseca/BarbacenaMais

Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp