Índices de criminalidade caem em Barbacena

O comandante da 13ª Região de Polícia Militar, Tenente Cel. Jesus Milagres, falou ao BarbacenaMais sobre a diminuição do índice de violência na cidade. Leia mais...

POLÍCIA 

Índices de criminalidade caem em Barbacena

O comandante da 13ª Região de Polícia Militar (RPM) que abrange as cidades de Barbacena, São João-del-Rei e Conselheiro Lafaiete e as cidades em torno, falou ao BarbacenaMais sobre a ação eficiente da PM na cidade e a queda nos índices de crimes de violência. “O trabalho de prevenção e combate ao crime está repercutindo na região. Temos muito trabalho a realizar e todos estamos muito animados para trabalhar em defesa da população”.

O comandante ainda apresentou números referentes ao primeiro trimestre que atestam a eficiência do trabalho que vem sendo realizado na cidade. “Redução de 27% no número de crimes violentos em Barbacena nesse trimestre. Homicídios, tivemos infelizmente o aumento de um registro em 2015 para três em 2016. O que chamamos de reação imediata ao crime violento demonstra que a cada dois crimes violentos, em um a PM realizou a prisão do autor. Foram mais de duas mil  abordagens a pessoas em atitude suspeita nesse início de ano”.

Na região os números de 2016 também são positivos, como explica o militar: “A 13ª RPM possui as menores taxas de crimes violentos e de roubos consumados de Minas Gerais; a terceira menor taxa de homicídios em Minas, e a segunda menor taxa de furtos consumados do estado. Os números são alvissareiros, mas precisamos maximizar nossas respostas, que podem ser ainda melhores”. 

Redução da violência não se resume a policiamento 

A coordenadora do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e integrante do grupo de Violência e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Letícia Schabbach, acredita que "não existem fórmulas mágicas". Para ela, a garantia de segurança pública e da sensação de segurança passa pelo policiamento ostensivo e pela atuação dos funcionários da área. "Tem que ter policiamento valorizado, com capacitação, com desenvolvimento de inteligência, policiamento comunitário, presença física em locais com maior incidência criminal. Não tem alternativa, a questão policial é crucial", comenta.

Em longo prazo, Letícia sugere a implementação de programas de prevenção contra violência, como as medidas do Pronasci. "A prevenção demanda um período de implementação para avaliação de resultados; portanto, seria uma medida a médio e longo prazo", observa.

A coordenadora também cita o Mais Educação, projeto do Ministério da Educação que oferece aulas em turno integral em colégios públicos. "Essa modalidade traz tranquilidade às mães e também ajuda a manter os jovens longe das ruas." 

A participação da comunidade, por meio dos conselhos municipais, também estimula a busca por soluções. "Talvez, em algum local, reativar um postinho seja a solução. Em outro, pode ser uma ação direcionada aos jovens. Depende de cada comunidade."


 

Flávia Pedrosa Com informações de Suzy Scarton

Com informações de Kátia Cilene

 

Foto: Assessoria de Comunicação Organizacional – 9º BPM

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. 
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp