Barbacena terá curso de apreciação de cerveja

Comer + beber

Capacitação do Senac visa atender à região, que vem se destacando na produção artesanal da bebida. Saiba mais...

A cada ano, o mercado de cervejas artesanais tem-se ampliado no Brasil, com cada vez mais rótulos disponíveis nas lojas especializadas, delicatessens, bares e supermercados. Dentro desse cenário, Minas Gerais desponta como um dos principais polos produtores. Com isso, surgem ótimas oportunidades de trabalho, mas, no entanto, poucos são os profissionais capacitados. 
 
Para suprir a necessidade de qualificação desse setor, o Senac oferece, pela primeira vez em Barbacena, o curso de Introdução ao Estudo da Cerveja, que será realizado de 23/09 a 25/11, com aulas sempre aos sábados, das 8h às 12h, na unidade do Senac em Barbacena (Rua Cruz das Almas, s/n – Caiçaras). As matrículas já estão abertas. 

O curso tem por objetivo apresentar a cerveja sob seus vários aspectos, sejam históricos, físico-químicos ou comerciais, dando ao aluno subsídios para saber identificar as variedades da bebida e escolher a mais adequada ao clima, ao local e à comida com a qual será servida. 
 
Segundo o gerente de produtos em Gastronomia, Turismo e Lazer do Senac, Hans Eberhard Aichinger, Barbacena foi escolhida para sediar o primeiro curso, entre outros motivos, pela grande procura por parte de empresários e apreciadores da cerveja. “A Zona da Mata e Campo das Vertentes estão se destacando na produção de cerveja artesanal em Minas”, justifica. 
 
A apostila inclui, entre outros conceitos: composição da cerveja (malte, lúpulo, levedura), tipos de fermentação, classificação, história da cerveja, introdução às escolas cervejeiras (Alemã, Belga, Inglesa, Americana e desdobramentos), processo de produção doméstico e em escala industrial, noções de degustação, análise das características físico-químicas da cerveja e noções de harmonização. Também será abordado o conceito de cerveja aplicada à gastronomia e leitura de rótulos e uso de copos específicos (tipos, formatos, temperatura). 
 
Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 0800 724 44 40 ou pelo cursos.mg.senac.br.


Imagem meramente ilustrativa disponível em

http://revistabeerart.com/news/sommelier-de-cerveja-no-recife

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News