Professoras de Barbacena são condecoradas por criatividade em projetos

Conheça histórias de professoras que se destaram com ideias inovadoras e obtiveram reconhecimento em suas áreas. Saiba Mais...

Professoras de Barbacena são condecoradas por criatividade em projetos/ Foto: Reprodução

O dia 15 de outubro é dedicado a homenagear os nossos mestres, é o Dia dos Professores. O professor é aquele profissional que você com certeza vai sempre precisar e que sempre será lembrado. Eles compartilham seus ensinamentos e assim permitem que seus alunos trilhem caminhos melhores. Ser professor é o ato mais nobre e importante que existe, mas que nem sempre é valorizado devidamente.

Mesmo assim, existem aqueles que se jogam na profissão por amor e acabam tendo seus esforços e ideias reconhecidos. Um exemplo é a professora Eliane Rocha. “Acredito na educação pública, acredito na alfabetização como libertadora e como forma de empoderar o cidadão como crítico e participante de seus direitos e deveres. A educação é o que sei fazer e o que amo de coração”, disse.

Trabalhando na área há vinte anos e especialista em alfabetização, hoje ela atua com educação infantil na rede municipal e na vice direção da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Eliane ganhou inúmeros prêmios pelo seu desempenho na área educacional. Entre eles está a fase estadual do Prêmio Professores do Brasil 2018 que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e contemplou o projeto “Meu dia com um porquinho da Índia”.

Segundo ela, o projeto foi muito marcante na sua vida, profissional e pessoal, e uma oportunidade de grande aprendizado. “Além de visitar as casas, o porquinho da índia só ficava se os alunos fizessem a leitura durante o dia. O fato de cuidar, acolher e ler no mesmo período foi inesquecível”, contou. Os alunos que participaram eram da Educação Infantil e tinham entre 4 e 5 anos.

Entre 2009 e 2014, Eliane ganhos os prêmios Construindo a Nação e o Cidadãos do Mundo pelo Jornal Estado de Minas com o projeto “Minha Escola, Minha Vida”, que teve repercussão internacional. “Em 2010 a Universidade da Angola reproduziu com os alunos de lá que faziam pedagogia e em Guiné Bissau também, pois todos os meus projetos seguem a linha de Paulo Freire e nesses países ele é referência em alfabetização”, relatou. O “Minha Casa, Minha Vida”, propunha a alfabetização com visitas às casas dos alunos e todo o processo se fazia a partir dos nomes dos pais, dos brinquedos e dos animais de estimação.

Eliane recebe o Prêmio Cidadãos do Mundo/ Foto: Reprodução Facebook

Outra profissional que se destaca no ramo da educação é a professora de matemática Edna Mendes de Carvalho, que criou o canal do YouTube “Somatize”. Edna estudou em escola militar e sempre achou admirável a forma como os alunos tratavam os professores, além de achar a profissão muito bonita. “Meus professores sempre me motivaram muito, principalmente os de matemática. Eu achava lindo o que eles faziam dentro da sala de aula”, contou. Formada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Edna atua, hoje, na Universidade de Uberaba – polo Barbacena, em cursinhos particulares e no Adelaide.

Com o canal “Somatize” criado há quatro anos, Edna coleciona mais de 900 vídeos postados e quase 50.000 inscritos. “Como professora, eu repetia o mesmo exercício inúmeras vezes, então eu resolvi gravar para não ter que falar toda vez a mesma coisa. Aí eu comecei a postar os vídeos nos grupos secretos das minhas turmas. Depois disso, uma aluna me deu a ideia de criar um canal no YouTube, porque aí todo mundo poderia acessar na hora que quisesse e poderia ajudar outras pessoas.” Segundo ela, é também uma forma de evoluir como profissional, de sair da mesmice da sala de aula e poder ajudar o aluno no conforto do próprio lar.

Edna contou que a sua motivação diária é poder ajudar as pessoas e que isso não tem preço. Não só brasileiros, ela já recebeu retorno de pessoas de Portugal, Suriname, Angola e Guiana e reitera: “O sucesso do meu aluno é o meu sucesso”. A professora busca, todos os dias, aperfeiçoar e melhorar a qualidade do “Somatize”, para que haja maior repercussão. “Eu acho que por causa do meu canal as pessoas me veem com maior credibilidade. Outros profissionais, diretores, alunos e pais. Os vídeos são a maneira que eu tenho de ficar próxima dos pais também. O pai pode sentar com o filho, assistir os meus vídeos, que são rápidos porque a ideia é não ser cansativo, e ajudar os alunos a fazerem as tarefas. O canal está caminhando para melhorias e ano tem sido maravilhoso pra mim”, finalizou.

Edna em evento do YouTube no Rio de Janeiro./ Foto: Reprodução

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp