Plano de reestruturação da FAB modifica comandos na EPCAr em Barbacena

“Força Aérea 100” é o projeto que, em Barbacena, divide a presença do Comando da Aeronáutica em três distintas Organizações Militares: EPCAR (exclusivamente como unidade de Ensino), Esquadrão de Saúde (antigo hospital da EPCAR) e Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). O BarbacenaMais entrevistou o chefe do GAP em Barbacena, Tenente Coronel Bruno. Saiba mais...

 

Otimização no emprego de recursos materiais e humanos, eficiência na administração e padronização de processos estão entre os principais objetivos da concentração de serviços administrativos que está sendo implantada através do Plano de Reestruturação da Aeronáutica. A ideia é que o modelo de gestão evite a redundância de atividades na mesma localidade e disponibilize profissionais para atender às atividades fim de cada unidade da FAB.

As transformações determinadas na Concepção Estratégica "Força Aérea 100" são frutos da Modernização do Ensino (PCA 37-11), projeto anterior à reestruturação, em estudo desde 2013, sendo sua implantação iniciada no ano passado. Porém, esse é um processo longo que apenas será finalizado em 2041, quando a Força Aérea Brasileira completará 100 anos.

Em Barbacena, com esta reestruturação da FAB, passam a existir três unidades distintas, ficando o Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura no Comando da Guarnição e da EPCAR, a Tenente Coronel Médica Jaqueline Leite Frade no Comando do Esquadrão de Saúde e o Tenente Coronel Intendente Bruno Ferreira de Oliveira na Chefia do GAP – Grupamento de Apoio, que cuidará de toda a área administrativa e de logística da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

O que é o GAP-BQ - Grupamento de Apoio de Barbacena

Obras das futuras instalações do GAP de Barbacena - Foto: Katia Cilene?BarbacenaMais

Cadete da turma que se formou em 1997 na Academia da Força Aérea (AFA), o Tenente Coronel Intendente Bruno Ferreira de Oliveira é carioca e chegou a Barbacena no ano de 2015, quando passou a chefiar a Divisão Administrativa da EPCAr.  Com formação de intendente, tem graduação e especialização em Administração Pública e Direito, e é Mestre em Administração Pública.

Em entrevista exclusiva ao portal BarbacenaMais, o Tenente Coronel Bruno avalia a funcionalidade da mudança em que as funções logísticas e administrativas foram transferidas para o Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). "O Comandante da EPCAR, Brigadeiro Moura, passou de gestor do serviço para cliente do GAP. Logicamente isso demandou um esforço grande na separação dos serviços, que agora está bem consolidado com o funcionamento do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). Embora haja um relacionamento entre as unidades, o gestor da Organização de Ensino da EPCAr fica desonerado das funções administrativas. Ele agora possui maior tempo para se dedicar exclusivamente às atividades de formação, acompanhamento, adaptação e avaliação do aluno", explica.

“Ao vir para Barbacena no meio do ano de 2015, por seis meses atuei como Chefe da Divisão Administrativa da EPCAr. Com isso, eu pude conhecer o funcionamento da estrutura antiga e detectar onde poderiam ser aplicadas melhorias nos vários processos. O Grupamento de Apoio nasceu em dezembro de 2015, batizado como Núcleo de Apoio e atuando como uma pequena organização experimental. Em janeiro de 2017 o núcleo foi desativado para dar lugar ao GAP.

“O foco do Comando da Aeronáutica em Barbacena continua sendo a formação de alunos para a Academia da Força Aérea, e para dar suporte à escola em sua Missão passam a existir o GAP-BQ e o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), que atuam como se fossem uma terceirização de serviços. Antes o Comandante da EPCAR precisava dividir seu tempo com a gestão de toda a estrutura que contava além do Setor de Ensino com o Hospital e a Divisão Administrativa, e hoje a estrutura se divide em três unidades independentes de comando”, destaca o tenente coronel.

tenente Coronel Bruno apresentando o organograma de atuação do GAP de Barbacena

Ganhos para a comunidade e para a Força

Além de facilitar e agilizar os processos administrativos internos da EPCAr, também o Comando da Aeronáutica ganha por replicar esse modelo de gestão em todo o país com processos normatizados que têm procedimentos e ferramentas idênticos em todo o Brasil, o que acarreta a mobilidade da Força, que pode se deslocar entre as bases onde atuam e prosseguindo na realização das mesmas tarefas que praticam.

Outra facilidade que surge com a criação do GAP em Barbacena é a agilidade dos processos com parceiros e instituições externas. “O impacto dessa maior agilidade será sentido pela população de Barbacena já que o GAP interage com os órgãos públicos da cidade e região, e a tramitação, o tempo de decisão e resposta torna-se mais rápido”, explica o Tenente Coronel Bruno.

“Agora quando uma instituição precisar tratar de assunto relativo à administração ou logística deverá procurar diretamente o GAP-BQ. Quando o assunto envolver as três unidades, como num caso de ação social, aí sim deverá ser acionado o comandante da guarnição que cuidará de distribuir as ações entre a Escola, GAP-BQ e Esquadrão de Saúde. Já as atividades isoladas que requeiram ação de uma unidade deverá ser solucionado diretamente com o chefe da mesma. E reitero que é importante que as instituições passem a enxergar esta nova configuração para a celeridade dos processos”, explica o tenente coronel.

O novo organograma com toda a administração a cargo do GAP-BQ

Com um quadro de pessoal que envolve atualmente cerca de 1350 militares, de 80 a 90 funcionários civis, cerca de 1600 militares inativos e 480 alunos, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar é a maior instituição da cidade de Barbacena, e a administração e prestação de serviços para todo este pessoal passa a ser mais dinâmica com uma equipe direcionada exclusivamente para isso.

Frota, pessoal, serviços jurídicos e administrativos, compras, logística, transportes, assim como todo o vasto patrimônio da EPCAr passaram para o comando do Coronel Bruno, que com sua formação acadêmica e experiência de atuação em gestão pública está realizando um trabalho que busca manter o quadro de pessoal do GAP-BQ motivado e incentivado a assumir sempre novos desafios.

“Vimos realizando diversos grupos de trabalho para a implantação desta reestruturação. Com o apoio de toda a equipe a divisão de tarefas e elaboração de processos aconteceu de forma tranquila, com total apoio do Comandante da EPCAR, Brigadeiro Moura, e todos juntos conseguimos realizar esta mudança que veio para otimizar o trabalho e potencializar a eficiência e a qualidade do Ensino oferecido pela EPCAr", avaliou.

SERVIÇO:

GAP - Grupamento de Apoio de Barbacena

Rua Santos Dumont nº149 - Bairro São José. CEP 36.205-058 - Barbacena, MG

Telefones:

Chefia: 3339-4066 

Secretaria da Chefia: 3339-4171 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


VEJA TAMBÉM:

Conselho Municipal de Saúde se reúne no próximo dia 20. Zoonoses e o Plano Plurianual de Saúde estão na pauta

3ª Conferência Municipal de Educação é realizada em Barbacena

Para incentivar a prática de esportes, Prefeitura passa a interditar a avenida Cristo Rei


Entrevista concedida à jornalista Kátia Cilene

Fotos: Kátia Cilene / BarbacenaMais


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp