Trupe Circense realiza atividades culturais gratuitas em Barbacena

Projeto “De Olho no Duto”, investimento social da TRANSPETRO, levará a arte do palhaço e atividades gratuitas dia 19 ao município. Saiba mais...

O projeto ‘De Olho do Duto’ chega a Barbacena para um dia inteiro de muita cultura e diversão na comunidade Correia de Almeida. Realizado em Minas Gerais pela trupe Associação Pano de Roda, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro, a iniciativa tem como foco principal oferecer aos moradores locais um dia de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa.  A trupe se apresenta na Escola Est. Dep. José Bonifácio Lafayette de Andrada - Rua José Avelino, 60. 

Entre os objetivos do projeto está a aproximação da população local e a disseminação do acesso à cultura, além do fortalecimento dos vínculos entre a comunidade. A abertura do evento será às 10h com a apresentação do espetáculo da trupe da Associação Pano de Roda, que também se apresentará às 13h. Às 11h e 14h, acontece a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores. 

Os diretores e artistas da ESLIPA, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.

Para a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento  das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”. 

O projeto teve início em janeiro de 2018 e segue suas atividades até outubro deste ano. As apresentações envolverão mais de 600 atividades artísticas, como oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversas. Ao todo, estima-se que 150 mil pessoas de todas as idades serão favorecidas.

Pano de Roda
A Associação Pano de Roda representa o projeto em Minas Gerais e dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à pesquisa artística nas artes cênicas (teatro e circo). Com foco nas linguagens da arte do palhaço, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, a associação busca o estímulo e a formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura promovendo projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Criada em 2003, a Associação Pano de Roda atua em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países e dialoga com uma gestão colaborativa, artistas, setores públicos e privados, comunidades e público.

Serviço – Projeto De Olho no Duto em Juiz de Fora

Com coordenação da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, a trupo circense Associação Pano de Roda realiza diversas atividades artísticas e culturais gratuitas 

Dia 19 de setembro

Escola Est. Dep. José Bonifácio Lafayette de Andrade

Endereço: Rua José Avelino, 60.

Horários: das 10h às 14h

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp