Processo seletivo inovador oferece uma nova forma de ingresso na universidade, com provas distribuídas ao longo de três anos do ensino médio

As inscrições para a primeira etapa do Seriado UFMG, processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, terminam nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 17h. As inscrições, no valor de R$150, devem ser feitas por meio de sistema on-line disponibilizado no site do processo seletivo.  

Podem se inscrever todos os estudantes ou egressos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de quando tenham cursado a primeira série do ensino médio ou concluído a educação básica. Inscrições de treineiros não serão aceitas.

Nesta quarta-feira, 17 de setembro, serão publicadas as respostas aos recursos apresentados por candidatos que tiveram os pedidos de isenção do valor da inscrição indeferidos. É concedida isenção integral ao estudante inscrito no CadÚnico e parcial (de 50%) ao candidato que esteja cursando ou que tenha concluído o ensino médio em escola da rede pública, e também àqueles que são ou foram bolsistas integrais de escola privada.   

Seriado UFMG

A UFMG começa a implementar neste ano o Seriado UFMG, forma adicional de ingresso na Universidade. Os candidatos farão provas em três anos consecutivos: 2025, 2026 e 2027, com uma etapa de avaliação a cada ano. Assim, os primeiros estudantes a entrar na UFMG por essa porta iniciarão sua trajetória acadêmica no ano letivo de 2028. 

O Seriado UFMG ofertará 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade e coexistirá com a seleção que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes na Instituição.

As provas do primeiro ano do ciclo serão aplicadas em 14 de dezembro de 2025. Nesta primeira etapa do ciclo 2025-2027 serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do ensino médio. As provas serão aplicadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Por que usar “processo seletivo” e não “vestibular”

O uso da nomenclatura Seriado UFMG reflete a preocupação da Universidade em aliviar a tensão e o peso de uma única prova decisiva. O processo seletivo seriado possibilita que o estudante planeje progressivamente o seu percurso e projete suas expectativas de forma mais tranquila, diferentemente da abordagem tradicional do “vestibular”, que concentra a possibilidade de aprovação ao fim de um único ano, o último de sua formação no ensino médio. 

Vale destacar ainda que o termo “vestibular” sempre esteve associado à ideia de “funil”, de seleção acessível a poucos, enquanto o novo processo seriado da UFMG insere-se numa lógica de acesso inclusivo ao ensino superior público, pois preserva uma das maiores conquistas da sociedade brasileira neste século: a Lei de Cotas.

LEIA MAIS:

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook