Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana encerra edição 2018 neste domingo

Culture-se!

Show, apresentações teatrais, exposições, filmes e muito mais na programação do fim de semana. Saiba mais...

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018 chega ao fim no próximo domingo, dia 22, mas ainda há muitas atrações para o público. A programação do último fim de semana está recheada com muita música, teatro, exposições, mostras de filmes e oficinas. Haverá, ainda, a Caravana Festival e o Potência da Periferia com ações em distritos e bairros fora da área central da cidade; trilhas com o Circuito Natureza e atividades artísticas e culturais com o Corredor Cultural

Tropicália, tema do Festival deste ano, recebe os holofotes do palco da Praça da UFOP no dia 20 de julho, sexta-feira, às 21h, com a banda Nem Secos e o show Tropicália 50 anos. Às 22h30, é a vez da banda Francisco, El Hombre, formada por mexicanos e brasileiros em uma forte conexão latino-americana, com músicas autorais em espanhol e em português. No sábado, 21 de julho, às 21h, Duzão Mortmer e Band traz o show Homem de Laboratório, com mistura de ritmos diversos, como funk, reggae, rock, blues e samba. Às 22h30, a banda belo-horizontina Cartoon sobe ao palco com seu rock progressivo. No domingo, 22 de julhoàs 21h, a banda Dolores 602 apresenta o show Cartografia.  Para finalizar, às 22h30 a Fractal Orchestra apresenta o show Metamorfose: Uma Viagem Sonora Pela Música Brasileira

Ainda na música, haverá a apresentação Maracatrupe em frente ao ginásio da UFOP, na Bauxita, no sábado, dia 21, às 10h. Na Casa da Ópera, Cliver Honorato faz seu show Ao seu Dipor, com arranjos e melodias inspirados na MBP Clássica, na Bossa Nova e no Samba, também no sábado, às 20h. No domingo, às 20h, o mesmo espaço também recebe o show Longitude – Latitude, de Marquinho Aniceto. Já no Bar do Festival, são três dias de shows, com a programação a partir de 23h. A Banda Rústicos Country Rock Legends se apresenta na sexta; no sábado, é a vez da Banda Cromossomo Africano com repertório de black music e soul music; e, no domingo, a Hocus Pocus - Cover The Beatles encerra o Festival de Inverno 2018. 

No sábado, o bairro Antônio Dias se torna um grande Corredor Cultural com apresentações artísticas, a partir das 13h. No domingo, é a vez da rua São José ser tomada pelo  Corredor Cultural, também a partir das 13h. Na programação de artes visuais, o destaque fica por conta da Mostra Tropicália, que acontece no Anexo do Museu da Inconfidência, com sessões comentadas de filmes às 16h, do sábado e do domingo. 

Nas artes cênicas, o Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções é palco do espetáculo Outro em Si da Cia Sesc de Dança na sexta, às 19h. Trata-se de uma adaptação inspirada na coreografia de Fernanda Lippi; a apresentação é uma ação oferecida pelo Sesc Minas, parceiro desta edição do Festival. Também na sexta, o performer Matheus Silva apresenta O corpo desembestado de Adivinha a Diva, na Casa da Ópera, às 20h. No sábado, na Casa de Gonzaga, às 19h, terá o espetáculo Visagem Cia ContaCausos. Já no domingo, às 17h, haverá o espetáculo Res[sus]citações e outras formas de sangue, de Midiactors, no Departamento de Artes da UFOP, seguido de uma roda de conversa com prática de mediação com o público. O grupo Oficcina Multimédia se apresenta com a peça Boca de Ouro no  Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções, às 19h. 

O Sesc Minas promove a roda de conversa “Contracultura emergente da Tropicália e Contemporaneidade”, com o rapper, pesquisador e ativista do movimento negro em BH, Roger Deff;  a representante da União Brasileira de Mulheres de Ouro Preto, Débora Queiroz, além de David Maurity, ator, pesquisador e um dos fundadores do coletivo Toda Deseo. A mediação será realizada pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Adilson dos Santos. Será no Centro de Convenções na quinta, 19 de julho, a partir das 15h. 

Outra opção cultural é o Circuito Expositivo que ocupa galerias e espaços culturais com diversas exposições, como a mostra coletiva Opinião 2018 – Ouro Preto e Mariana, que resgata a exposição Opinião 65 e trata dos temas identidade nacional, a liberdade e a resistência, apresentando várias vertentes artísticas,  pode ser visitada na Casa dos Contos, em Ouro Preto, e na Centro Cultural Sesi, em Mariana. A mostra Espaço Tropicália, no Centro Cultural Sesi, em Ouro Preto, propicia uma imersão no universo Tropicalista por meio de textos, objetos, fotos, imagens, obras e o que mais a imaginação conseguir reunir sobre a época e o movimento. A coletiva Memória Faop - anos 70, na Galeria de Arte Nello Nuno, reúne artistas, professores e alunos da primeira década de atividades da Fundação de Arte de Ouro Preto, que viveram e participaram da Tropicália. Na Sala Manoel da Costa Ataíde, no Anexo do Museu da Inconfidência, o Coletivo Olho de Vidro traz a exposição de fotografias Onde o povo Mina-Jeje, nação africana que viveu em Ouro Preto entre os séculos 18 e 19. Na Sala Ivan Marquetti, no GLTA, a exposição Rizoma – Mostra Nômada Multimídia de Arte Contemporânea traz obras de mulheres, tratando de  identidade e das lutas do universo feminino, arte como política social e forma de empoderamento e visibilidade feminina. Na Casa de Gonzaga, artistas de Santa Rita de Ouro Preto, que trabalham a pedra-sabão trazem seus sonhos e anseios à sede do município expõem Arte em Pedra Sabão. No Centro de Convenções, no Salão Diamantina, aFeira de Tradições Populares reúne artistas e artesãos da região em ateliê especialmente criado para o Festival. 

Em Mariana, as atrações acontecem no Teatro SESI Mariana. O público poderá conferir o grupo TUI – Teatro Universidade Informação com a peça A Cantora Careca, na sextaàs 19h. No sábadoàs 19h, haverá o espetáculo  #elaveioparaficar, do grupo Midiactors. O músico mineiro Arthur Melo faz seu show Nhanderuvuçu no domingo, às 19h. 

A programação completa do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2018 pode ser conferida em www.festivaldeinverno.ufop.br. Grande parte da programação é gratuita. Alguns eventos em teatros e espaços fechados são pagos; tanto os valores como a aquisição dos ingressos pode ser feita pelo mesmo site. O evento é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e as Prefeituras de Ouro Preto e João Monlevade.

.............................................................................. 

Serviço

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018

Ouro Preto e Mariana

6 a 22 de julho

Vasta programação gratuita ou a preços módicos (R$10)

Festival de Inverno - Fórum das Artes 2018 - João Monlevade

9 a 14 de julho

Últimos dias para visitar o Circuito Expositivo do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, coordenado pela Faop 

O Circuito Expositivo do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, com curadoria da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), oferece nove mostras com diferentes temáticas, artistas e técnicas. Duas delas, Arte em Pedra Sabão e a Feira de Tradições Populares podem ser visitadas até o dia 22 de julho, data do encerramento do Festival. As demais podem ser vistas até o fim de julho ou até o fim de agosto. Todas são abertas ao público, com entrada gratuita. 

A exposição coletiva Opinião 2018 – Ouro Preto e Mariana, que resgata a exposição Opinião 65 e trata dos temas identidade nacional, a liberdade e a resistência, apresentando várias vertentes artísticas, pode ser visitada até o dia 29 de julho, na Casa dos Contos, em Ouro Preto, e até o dia 31 de julho no Centro Cultural SESI, em Mariana. 

A mostra Espaço Tropicália, no Centro Cultural SESI, em Ouro Preto, propicia uma imersão no universo Tropicalista por meio de textos, objetos, fotos, imagens, obras e o que mais a imaginação conseguir reunir sobre a época e o movimento. A visitação vai até 29 de julho. 

A coletiva MEMÓRIA FAOP - anos 70, na Galeria de Arte Nello Nuno, reúne artistas, professores e alunos da primeira década de atividades da Fundação de Arte de Ouro Preto, que viveram e participaram da Tropicália. Pode ser visitada até o dia 29 de julho. 

Na Sala Manoel da Costa Ataíde, no Anexo do Museu da Inconfidência, o Coletivo Olho de Vidro traz a exposição de fotografias Onde o povo Mina-Jeje, nação africana que viveu em Ouro Preto entre os séculos 18 e 19. Visitação até o dia 26 de agosto. 

Na Sala Ivan Marquetti, no GLTA, a exposição Rizoma – Mostra Nômada Multimídia de Arte Contemporânea traz obras de mulheres, tratando de  identidade e das lutas do universo feminino, arte como política social e forma de empoderamento e visibilidade feminina. Pode ser vista até 31 de agosto. 

Na Casa de Gonzaga, artistas de Santa Rita de Ouro Preto, que trabalham a pedra-sabão trazem seus sonhos e anseios à sede do município expõem Arte em Pedra Sabão, até 22 de julho.   

No Centro de Convenções, no Salão Diamantina, a Feira de Tradições Populares reúne artistas e artesãos da região em ateliê especialmente criado para o Festival, também até o dia 22 de julho. 

.................

Serviço

Circuito Expositivo do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Coletiva Opinião 2018 - Ouro Preto

Artistas Expositores: Ana Célia Teixeira, Ana Fátima Carvalho, Ana Paula Alves Souza, Anna Amélia Lopes de Oliveira, César Teixeira Carvalho, Cláudio José Ribeiro Alvim, Conceição Rodrigues Layon, Deivid Junio Moraes, Eduardo Marques dos Reis, Emiliana Marinho Marquetti, Fabiano Rocha Santiago, Felipe de Souza Oliveira, Gabriela Lopes Rangel, Gustavo Bastos Bonfim, Janaína Evangelista Lopes da Silva, Jair Carvalho da Silva Júnior, João Pedro Zuccolotto, José Efigênio Pinto Coelho, José Nelson Oliveira Pereira, José Roberto Moreira, Maria de Lourdes Marques Lana, Maria do Carmo Rocha, Natália Viviane Marques Guedes da Silveira, Paula Alves de Lima, Rachel Falcão, Regiane Aparecida do Espírito Santo, Reginaldo Luiza Cardoso, Rômulo Márcio Ferreira, Tatiana Lopes de Moura Rangel, Thiago Andrello Magalhães Azevedo, Uziel K Rozenwajn.

No Museu Casa dos Contos – Galeria de Arte Principal

Rua São José, 12, Centro - Ouro Preto

De 07 a 29 de julho

 

Coletiva Opinião 2018 - Mariana

Artistas Expositores: Arlindo Diorio, Beth Costa, CatinNardi, César Augusto Ferreira Guimarães, Emerson Carvalho, Geraldo do Carmo Teixeira, Luciana Trevisan, Maria do Perpétuo Socorro Eufrásio, Mário Pizzatti, Olga Tukof, Regina Célia Moreira Cunha, Roque Raimundo de Oliveira, Siderlei P., Zizi Sapateiro.

No Centro Cultural SESI Mariana– Sistema FIEMG – Galeria de Arte SESI Mariana

Rua Frei Durão, 22, Centro – Mariana

De 10 a 31 de julho

 

ESPAÇO TROPICÁLIA - TEMPO E MEMÓRIA

Obras representativas do período Tropicália - Glauco Rodrigues, acervo Angelo Oswaldo, e Rubens Gerchman, acervo Ana Célia Teixeira.

No Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG- SESI Ouro Preto – Galeria de Arte

Praça Tiradentes, 04, Centro - Ouro Preto

De 06 a 29 de julho

 

MEMÓRIA FAOP - anos 70

Artistas Expositores: Amilcar de Castro, Ângela Xavier, Annamélia Lopes, Carlos Wolney, Gélcio Fortes, Guilherme Mansur, Jader Barroso, Jair Afonso Inácio, Jorge dos Anjos, José Efigênio Pinto Coelho, MaduVivacqua, Márcia Valadares, Márcio Sampaio, Nádia Aun, Nello Nuno, José Alberto Nemer, Ney Cokda, Olga Tuckoff, Petrus (Pedro Arcângelo Evangelista), Reginaldo Cardoso, Roberto Sussuca, Luiz Antônio Chiquitão II.

Na Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP - Galeria de Arte Nello Nuno

Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário -  Ouro Preto

De 09 a 29 de julho

 

O Povo Mina Jeje - Coletivo Olho de Vidro

Obras dos fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia, Eduardo Tropia e Heber Bezerra e do poeta Guilherme Mansur

No Museu da Inconfidência – Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I

Rua Antônio Pereira, 33, Centro - Ouro Preto

De 06 a 26 de agosto

 

Rizoma

Produção do Núcleo Municipal da Uniao Brasileira de Mulheres - Ouro Preto

No Grêmio Literário Tristão de Ataíde/GLTA - Galeria de arte Sala Ivan Marquetti

Rua Paraná, 136, Centro - Ouro Preto

De: 12 de julho a 31 de agosto

 

Arte em Pedra Sabão

Com artistas e artesãos do distrito de Santa Rita de Ouro Preto

Na Casa de Gonzaga

Rua Cláudio Manoel, 61, Centro - Ouro Preto

De: 09 a 22 de julho

 

Feira de Tradições Populares

No Centro de Artes e Convenções da UFOP - Salão Diamantina

Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar - Ouro Preto

De: 07 a 22 de julho – 14h às 20h30

 

Confluências

Artistas Expositores: Murilo Viola e Eduardo Faria

No Bangalô de Irene Aconchego das Artes

Rua da Conceição, 02, Praça do Antônio Dias  - Ouro Preto

De: 06 a 22 de julho - 5ª a sábado de 13h às 17h


         VEJA TAMBÉM:

             BQJobs: Confira as dezenas de vagas de emprego do BQJobs nesta quinta-feira (19)

             A linda falsa vida que muitos sentem a necessidade de mostrar

             Barbacenense Clara Castro estreia com \'Caostrofobia\' lançado pela Som Livre

             Conferência Municipal de Saúde acontece no próximo dia 4. Participe!

             Clássicos Sertanejos da Orquestra de Violões é sucesso de público


 

Site do Festivalfestivaldeinverno.ufop.br

Fotosflickr.com/festivaldeinverno/

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News