Veja abaixo como usar o serviço lançado pelo WhatsApp no Brasil nessa semana e que aos poucos ser ampliado para mais pessoas

O WhatsApp permite desde ontem (4) que pessoas transfiram dinheiro para outras pessoas, assim como enviam mensagens, áudios, vídeos ou fotos. A facilidade por enquanto só está disponível para alguns clientes que possuem já cartões de duas bandeiras de cartões e que são clientes de nove empresas financeiras do país - veja mais abaixo. Veja abaixo como usar o serviço lançado pelo WhatsApp no Brasil nessa semana e que aos poucos ser ampliado para mais pessoas.

Passo a passo Abra a conversa no WhatsApp com quem você quer enviar dinheiro No lugar em que escreve a mensagem, encontre aquele clipe de papel que fica no canto direito. É a mesma imagem que você sempre clica para enviar um arquivo, como foto, imagem ou vídeo. Para começar a usar o WhatsApp Pay, clique na imagem do clipe de papel, no canto direito do espaço em que escreve a mensagem Imagem: divulgação Ao clicar nesse clipe, uma tela vai abrir com diferentes imagens. Uma delas é o ícone de pagamento. Quando a pessoa vai usar o WhatsApp pela primeira vez para enviar ou receber dinheiro, ela precisa inserir os dados do cartão aceito pelo serviço na plataforma do Facebook Pay. Ao clicar no ícone pagamento, vai abrir uma tela para que a pessoa digite os dados do cartão: número do cartão, data de vencimento, nome escrito no cartão e código de segurança. Depois, ela precisa criar um PIN, ou seja, uma senha com números. Esse PIN será a assinatura digital da pessoa. Não deve em hipótese alguma ser compartilhado. É como uma senha de banco. Para quem já inseriu os dados do cartão, ao clicar no ícone de pagamento, já abre direto a tela para preenchimento do valor.

Coloque o valor que deseja transferir e dê enviar. O WhatsApp vai pedir o código PIN, a sua senha, como se fosse uma senha de banco. Após inserir os números do PIN é só enviar. Na mesma hora o valor transferido aparece na conversa do WhatsApp com a pessoa com que você está trocando mensagens. É como enviar um vídeo ou foto. Quem envia e quem recebe o dinheiro vê o valor na tela da conversa.

Quem pode participar por enquanto Por enquanto, para transferir ou receber dinheiro, a pessoa terá que ter um cartão que seja Visa ou Mastercard de um desses bancos participantes: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Quem tentar incluir dados de um cartão que não seja de uma dessas bandeiras ou emitido por um dos bancos participantes não vai conseguir fazer a transação. As pessoas também precisam ter obrigatoriamente um número de telefone do Brasil para poder enviar ou receber dinheiro no WhatsApp. E somente são autorizadas transações dentro do Brasil e em moeda local, ou seja em reais. Nenhuma taxa será cobrada.

Limites O WhatsApp estabeleceu limites para os valores que podem ser enviadas por vez e para a quantidade de transações que pode ser realizada em um determinado período de tempo. Limite diário: As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação. Quantidade diária: As pessoas podem receber ou enviar até 20 transações por dia. Limite mensal: Existe um limite de R$ 5.000,00 por mês. Mas os bancos parceiros poderão estabelecer um limite menor para transações.

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: