Regional de Saúde participa de Conferência em Lafaiete

Saúde

Durante conferência realizada em Lafaiete, o Superintendente Regional de Saúde Robson Vidigal enfatizou a importância dos Conselhos de Saúde e destacou a regionalização da saúde em Minas através dos fóruns regionais. Em Barbacena, a princípio, o fórum deverá acontecer nos dias 21/07 e 12/08.

 

SAÚDE

Regional de Barbacena participa de Conferência Municipal de Conselheiro Lafaiete

No último sábado (20) o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, juntamente com representantes técnicos da regional, participou da Conferência Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete.

Tratando como tema a "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro" a conferência consiste na oportunidade de buscar a participação e envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre a saúde pública por meio de palestras, debates e apresentação de propostas com o intuito de trabalhar melhorias para a saúde no município.

As conferências contam com a participação de diversos segmentos da sociedade tais como: usuários do SUS, representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços, autoridades e outros, objetivando a avaliação da situação da saúde e proposição de diretrizes para a formulação de políticas públicas, bem como de ações para o município.

No evento foram abordados cinco eixos temáticos: I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Valorização do trabalho e da educação em saúde; III - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; IV - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde e V - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS. 

Em sua fala, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, enfatizou o papel do estado em relação à saúde pública cuja atual gestão reafirma o compromisso de aplicar efetivamente os 12% que a Constituição Federal exige na saúde.

 

O superintendente também abordou em sua fala sobre a importância do papel desempenhado pelos Conselhos Municipais de Saúde: “Gostaria de deixar claro uma postura diferenciada da atual gestão que pretende se aproximar mais dos conselhos, valorizar seu trabalho, e para isso estamos aí com várias propostas de melhoria no que diz respeito a estrutura física, capacitação e o envolvimento na questão da formação das políticas públicas de saúde”. Robson destacou, ainda, sobre os Fóruns Regionais que serão promovidos pelo Governo do Estado: “o estado pretende regionalizar o seu governo através de fóruns regionais. Dentro dessa regionalização a gente tira como exemplo, a distribuição sanitária na saúde, o aproveitamento da estrutura da saúde, organização do sistema de saúde de Minas Gerais para também tratar as demais políticas de governo. Em Barbacena estamos com datas previstas, se não houver mudanças, pros dias 21/07 e 12/08. E é muito importante o envolvimento dos conselhos e de todos os atores sociais no que diz respeito à saúde pública porque é um momento que vai envolver todas as necessidades. Nós sabemos que não basta organizarmos o setor de saúde se não pudermos contar com as demais políticas do governo, então esse é um espaço em que é importante que a gente possa garantir a maior presença possível”, enfatizou o superintendente.      

Imprimir

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 


MAIS LIDAS:




Nos siga noGoogle News