21
21/09/2019

Publicidade

Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimento inédito na Hemodinâmica

No dia 08/08/2019 a Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou seu primeiro procedimento cirúrgico. Trata-se de uma correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal.

Ibiapaba 08 08 2019A cirurgia foi liderada pelo cirurgião vascular Flávio Lúcio de Almeida Martins (na primeira foto, à direita), que teve em sua equipe os cirurgiões Renato Correa Gontijo (ao lado do Doutor Flávio Lúcio de Almeida Martins), Ricardo Jayme Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, e o médico Gabriel Mazoni Silva Martins (primeiro à esquerda). É a primeira vez que o procedimento é realizado no Hospital e na cidade. De acordo com o Doutor Ricardo Jayme Procópio, a cada 10 casos de aneurisma de aorta abdominal, o índice de mortalidade é de 90%.

Segundo o cirurgião Flávio Lúcio de Almeida Martins, a pessoa submetida à cirurgia realizou uma consulta de rotina com o profissional e, após um exame, foi detectada a necessidade da intervenção cirúrgica. Para a realização, seria necessário o know-how da Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS, que possui os equipamentos necessários para o procedimento, além do suporte do cirurgião Ricardo Jayme Procópio, que treinou a equipe pioneira de Barbacena. “Barbacena e toda a população da região ganham muito com essa tecnologia, porque ela é inédita, de ponta, minimamente invasiva e pode corrigir essa patologia que pode ser fatal. Com essa tecnologia, o Hospital Ibiapaba CEBAMS se coloca na vanguarda na medicina de referência e especializada da região”, completou.

Para quem é indicada a cirurgia? De acordo com o cirurgião Ricardo Jayme Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, que participou da cirurgia, o procedimento é indicado para pacientes que possuam aneurisma de aorta entre 5 a 5,5 cm. Como a cirurgia é minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor. A indicação da cirurgia deve ser feita pelo médico.

Prevenção

Segundo o cirurgião vascular Renato Correa Gontijo, a prevenção ao risco de aneurisma começa na juventude: “A pessoa deve evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade. Além disso, é necessário que a pessoa pratique atividades físicas regulares”. O que é o aneurisma de aorta abdominal? O aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos. Segundo o Doutor Ricardo Jayme Procópio, quando os vasos se dilatam muito, eles podem se romper, levando a uma hemorragia grave e podendo causar a morte da pessoa. Um aneurisma de aorta abdominal é um abaulamento ou inchaço na parte da aorta que passa pelo abdômen. Com uma pequena incisão na virilha, é possível realizar a cirurgia que foi feita recentemente no Hospital Ibiapaba CEBAMS.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.