UBS aposta na prevenção para melhorar qualidade de saúde

UBS aposta na prevenção para melhorar qualidade de saúde

Núcleo de Apoio à Saúde da Família fica cada vez mais próximo à população

Com trabalhos variados, dando ênfase à prevenção e à parceria, a SESAP - Secretaria Municipal de Saúde, está apostando na prevenção para melhorar a qualidade de saúde dos barbacenenses.

 

 

UBS aposta na prevenção para melhorar qualidade de saúde

Núcleo de Apoio à Saúde da Família fica cada vez mais próximo à população

Senhora das Dores, Barbacena - Com trabalhos variados, dando ênfase à prevenção e à parceria, a SESAP - Secretaria Municipal de Saúde, está apostando na prevenção para melhorar a qualidade de saúde dos barbacenenses. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Senhora das Dores, a equipe local, formada por médico, enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, farmacêutica e seis agentes comunitários de saúde, trabalha em conjunto com mais seis profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), levando mais qualidade no atendimento à comunidade.

Entre os trabalhos desenvolvidos na UBS Senhora das Dores estão os realizados com o grupo HiperDia, juntamente com o grupo de idosos “Melhor idade”, que acontece toda primeira quinta-feira de cada mês, com renovação de receitas e orientações em saúde. Tem também o grupo de gestantes “A espera de um anjo”, que é feito toda última sexta-feira do mês, com orientações sobre cuidados com o recém nascido e com a gestante, importância do pré-natal, exames realizados e vacinas, etc.

Anualmente é realizada a quadrilha e uma viagem com os idosos, que tem como objetivo estreitar os laços entre a equipe e os próprios idosos. As visitas são a locais como Ouro Preto, Tiradentes, zoológico em Belo Horizonte, Inhotim, São Lourenço, entre outros, proporcionando alegria e diversão a todos.

 

Ainda faz parte das atividades da UBS o grupo “Amigos do Peso” e o grupo de Atividade Física, sendo ambos realizados de 15 em 15 dias. Mensalmente um agente comunitário de saúde (ACS) é responsável por realizar uma “sala de espera” na unidade, abordando algum tema voltado para a saúde. Em abril, o tema foi sobre hipertensão arterial.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: