Treinamento tem como objetivo garantir mais segurança e agilidade no atendimento de emergências.

A Unimed Barbacena promoveu, no dia 2 de setembro de 2025, um importante treinamento voltado para a capacitação de colaboradores em situações de PCR (Parada Cardiorrespiratória) com uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático). A iniciativa, organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), tem como objetivo garantir mais segurança e agilidade no atendimento de emergências dentro das unidades da cooperativa.
O treinamento foi conduzido pelos instrutores Felippe Conrard Ribeiro dos Santos, enfermeiro e instrutor do IBRAPH, e Doutor Guilherme José Bomtempo de Albuquerque, médico do SAMU CISRU. Durante a capacitação, os colaboradores receberam orientações sobre acionamento do serviço de emergência, conceitos básicos da parada cardiorrespiratória, SBV (Suporte Básico de Vida) no adulto e o uso correto do DEA.
A ação se tornou essencial diante da nova medida implementada pela Unimed Barbacena: a instalação de um desfibrilador na recepção das unidades, garantindo que, em casos de necessidade, a equipe esteja preparada para agir rapidamente e salvar vidas. Para melhor aproveitamento, o treinamento foi dividido em turmas ao longo do dia, envolvendo colaboradores que realizam atendimento direto ao beneficiário.
O que é o DEA (Desfibrilador Externo Automático)? O DEA (Desfibrilador Externo Automático) é um equipamento portátil utilizado em casos de PCR (Parada Cardiorrespiratória) para restabelecer o ritmo normal do coração. Ele emite choques elétricos controlados no tórax da vítima, com o objetivo de reverter arritmias graves, como a fibrilação ventricular. O DEA é seguro e de fácil manuseio, pois orienta o socorrista por meio de comandos visuais e sonoros, indicando quando e como aplicar o choque, aumentando as chances de sobrevivência até a chegada do atendimento médico especializado.
Unimed

