2º LIRAa de 2022 é iniciado em Barbacena

Primeira pesquisa do ano indicou que a cidade apresentava situação de "alerta". Município registra 8 casos de dengue até o momento.

Os agentes de endemia iniciaram na última terça-feira (28) o 2º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) em Barbacena. O mosquito é transmissor da chikungunya, dengue e zika. Em abril, o g1 mostrou que a 1ª pesquisa havia contabilizado o índice de 1,9 no município. O dado indicava "alerta" para a situação. De acordo com a Prefeitura, até o momento, foram confirmados 8 casos de dengue em Barbacena em 2022. Vale ressaltar que o objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

Como combater o mosquito? Mantenha lixeiras sempre tampadas; Quintal sem lixo e entulhos; garrafas e baldes de cabeça para baixo; Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Não use pratinhos que acumulam água para vasos de planta; Potes para água de animais devem ser limpos com bucha ou escova; Mantenha limpos os ralos, canaletas e calhas; Realize manutenção periódica de piscinas e caixas d’água; Coloque plantas que acumulam água em local coberto; Deixe lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água; Não utilize garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas que o mosquito possa entrar para colocar ovos.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp