07 de abril | Dia Mundial da Saúde chama atenção para a obesidade

A doença é fator de risco para o Covid-19 e aumentou com o isolamento social. Especialista da Faculdade Pitágoras dá dicas de como se alimentar de maneira saudável

Nesta quarta-feira (7/4) é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data que traz o propósito de promover reflexões sobre a alimentação e a vida saudável e chama atenção para a obesidade, fator de risco para o desenvolvimento da forma severa do Covid-19.

Segundo um estudo divulgado pela BBC de Londres, 80% das pessoas que tiveram complicações com o coronavírus tinham sobrepeso ou eram obesos. Os médicos acreditam que isso se deva ao fato de a obesidade vir em geral acompanhada de outras doenças. Obesos têm propensão a desenvolverem comorbidades como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares, além do próprio tecido adiposo já ser um fator crônico de inflamação do organismo.

A obesidade, que é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais que dobrou entre jovens e adultos de 2003 a 2019, passando de 12,2% da população para 26,8%. Atualmente, o cenário de isolamento social vem sendo indicado como um agravante para a doença, que atinge ao total 60% da população brasileira, aponta dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras, Alessandra Carvalho Ferrarezi Menegario, a pandemia tem mudado a rotina e os hábitos da população. "Estamos há um ano nesse isolamento, as pessoas estão trabalhando em casa, fazendo pouco ou nenhum exercício físico e com fácil acesso a comida. Antes a falta de atividade diária incomodava, hoje, depois de tanto tempo, muita gente já se acostumou e o ganho de peso é inevitável", conta.

A nutricionista fala ainda que as pessoas têm optado por comidas industrializadas ou delivery devido à falta de tempo para cozinhar. "Basicamente, a rotina de muitas famílias se resume em trabalhar, cuidar de filhos, arrumar a casa, é muito excesso de afazeres. Por esse motivo, muitas vezes não há tempo para cozinhar, dando prioridade a alimentos industrializados, que são de alto teor calórico e pouco nutritivos. Além disso, as pessoas buscam através da comida suprir algumas necessidades impostas pela pandemia, como a socialização", pontua.

Alessandra Menegario pontua que existem maneiras de manter uma alimentação saudável mesmo que seja pelo delivery. "Não há problemas em pedir alimentos com alto índice calórico, mas é importante que seja uma vez ou outra para que haja equilíbrio. Opte por refeições com mais fibras, legumes, verduras, ovos, carnes e que não tenha processados. Outra dica, é comer de três em três horas para não cair na tentação dos big lanches quando abrir o aplicativo de comida. Para diminuir a vontade de comer doces, inclua frutas ao logo do dia", explica.

Para aqueles que preferem cozinhar sua própria refeição, a nutricionista afirma que a chance de acontecer o "deslize" é menor. "No momento das compras, dê prioridade para os legumes, verduras, frutas, cereais integrais, grãos, carnes magras, ovos e condimentos que não sejam industrializados. Se a gente não compra, não temos na hora de cozinhar. Ao preparar as refeições, monte opções coloridas e diversificadas, garantindo assim um consumo de nutrientes variados. Faça saladas diversas, carnes ou ovos, legumes e os favoritos dos brasileiros, arroz e feijão. Pronto, sua refeição estará nutricionalmente completa", diz.

Vale ressaltar que a perda de peso só virá se a boa alimentação estiver acompanhada dos exercícios físicos diários. "É essencial que a gente faça alguma atividade física todos os dias, pode ser em casa subindo as escadas, pulando uma corda imaginária ou até fazer uma caminhada na rua em horários sem movimentos. É recomendando que procure um especialista da área para passar os exercícios ideais. O hábito de se exercitar emagrece e aumenta nossa resistência e imunidade para continuarmos lutando contra o Covid-19", finaliza Alessandra Menegario.

Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: http://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: