Adolescentes brasileiros têm diminuído o consumo de refeições típicas do país, como arroz, feijão, carne, verduras, legumes e o consumo de pouco sal.
Segundo a professora de Epidemiologia Nutricional e consultora do IBGE, Rosely Sichieri, é revelado o que os jovens vem consumindo nesta última década. “Eles vem reduzindo o consumo da comida típica do Brasil e que neste lugar foi acrescentado, sanduíches, produtos industrializados, biscoitos, o que é uma característica negativa da alimentação. E mais de 80% dos jovens brasileiros têm um consumo inadequado de Cálcio e das Vitaminas A e D.”
Segundo o IBGE, a frequência do consumo de frutas, legumes e verduras, é menor entre pessoas de 10 a 19 anos, do que entre os adultos e idosos, com exceção do açaí e da batata inglesa. Segundo a pesquisa, o grupo mais jovem vem consumindo o dobro de sanduíches, quatro vezes mais pizzas e 20 vezes mais salgadinhos, que por outro lado os idosos, têm um maior consumo de pães integrais, chás e sopas, e que esses alimentos que são os que mais passam longe da mesa dos jovens.
A professora Rosely destaca que esses hábitos alimentares, podem levar a obesidade e ao desenvolvimento de outras doenças crônicas. Os dados da pesquisa fazem parte da análise do consumo alimentar pessoal do Brasil, da pesquisa de Orçamentos Familiares, dos anos 2017 e 2018.