02
02/06/2020

Publicidade

Tamiflu (Oseltamivir) faz parte de protocolo do Ministério da Saúde para o Covid 19

Na prevenção e no tratamento de gripe em adultos e crianças a partir de um ano, o antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) também está sendo usado em pessoas suspeitas ou diagnosticados com coronavírus (Covid-19). SAIBA +

0001 Coronavirus 1

Na prevenção e no tratamento de gripe em adultos e crianças a partir de um ano, o antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) também está sendo usado em pessoas suspeitas ou diagnosticados com coronavírus (Covid-19). Nesse caso, a medicação é prescrita somente para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou com Síndrome Gripal com condições de risco para complicações, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, publicado em abril de 2020.    

O renomado infectologista Keny Colares, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), em Fortaleza, Ceará,  ressalta que o uso da medicação não pode ser feito de maneira indiscriminada e deve seguir os novos critérios de notificação e indicação para exames e diagnóstico de Covid-19. "Alguns estudos observacionais, incluindo os realizados em pacientes hospitalizados, demonstraram maior benefício clínico quando o Tamiflu foi prescrito aos pacientes", destacou.  

Para pacientes com síndromes gripais, orienta-se isolamento domiciliar e evitar contato por 14 dias. Caso a pessoa pertença a um grupo de risco, o Tamilflu deve ser iniciado,prontamente, seguindo as orientações médicas, pois não há indicação de outro medicamento em substituição ao Tamiflu. Caso haja agravamento de sintomas, cabe ao paciente buscar ajuda médica, mesmo em uso do Tamiflu. 

Em dados mais recentes, o Ministério da Saúde determinou a priorização do uso do Tamiflu nas seguintes situações: adultos maior ou igual a 60 anos; grávidas em qualquer idade gestacional; pacientes com insuficiência renal crônica; hepatopatia; imunossupressão e obesidade mórbida (INC maior que 40): e todos os casos de síndrome respiratória aguda grave. 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


X