Tudo pronto para a inauguração do PACE

Saúde

O tão esperado e sonhado Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE) já tem data para ser inaugurado. Será na manhã de quinta-feira, dia 28 de novembro.

Anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, o PACE tem quatro cadeiras de coleta de sangue e a coleta inicialmente será de 75 bolsas. Com seu funcionamento, ajudar a salvar vidas ficará mais fácil e cômodo para a população da microrregião, pois não mais precisará deslocar até Juiz de Fora para fazer doação de sangue. O PACE será um local específico para coleta do sangue e o material, posteriormente, será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo processo de fracionamento por processo físico-químicos.

“São ações como esta do PACE que motivam, nós da Santa Casa, cada vez mais, a acreditar que dias melhores virão. O Posto de Coleta trata de um núcleo de captação de sangue ligado ao Hemominas. Importante que a população participe, porque não adianta criarmos o PACE e a população não fazer a doação. Muito importante que todos participem, que façam a doação para que possamos garantir a vida através do sangue. É com muita alegria que no dia 28 haverá a realização deste sonhado PACE em que alguns anos viemos lutando e agora se torna realidade”, comentou Flávio Maluf Caldas, diretor Geral da Santa Casa.

“Foram anos de luta. Doutor José Orleans da Costa, enquanto secretário Municipal de Saúde esteve a frente muito empenhado, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Enquanto ainda diretora Assistencial da Santa Casa nós participamos ativamente deste projeto, que trará grandes benefícios não só para Barbacena, mas para toda nossa microrregião onde as pessoas terão a oportunidade de estarem mais próximas do Posto Avançado de Coleta e, assim, participarem fazendo sua doação”, comentou Marcilene Dornelas de Araújo, secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais - SESAPS.

Ela ressaltou ainda que para manter o PACE em funcionamento vai ser celebrado um convênio juntamente à Santa Casa para que se possa dar continuidade assistencial, logística e de tudo que precisa ser feito para fazer a coleta de 75 bolsas por semana. “Tudo está pronto e previamente definido que será no dia 28 de novembro e contamos com a participação de toda a população, uma vez que esta inauguração não é minha, não é da Santa Casa, não é do município de Barbacena, mas de todos os usuários que precisam de uma transfusão e que os bancos de Sangue do Hemominas andam com esta cota tão baixa. Vamos participar, está próximo de cada um de nós, vamos fazer a nossa parte, nossa doação”, concluiu.

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News