21
21/09/2019

Publicidade

Posto Avançado de Coleta de Sangue recebe equipamentos

O PACE (Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue) anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu neste mês todos os equipamentos para seu funcionamento.

Sc 15 08 2019Doutor José Orleans da Costa, SESAPS (Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais); juntamente com a Diretora Assistencial da Santa Casa Marcilene Dornelas de Araújo; e Andréa Bárbara Lisboa Lima, Diretora Financeira, esteve na manhã de quinta-feira, dia 15, no local verificando de perto este importante passo no processo de instalação do PACE. Um outro momento fundamental é a capacitação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo que inicia na segunda-feira, dia 19, e acontecerá no Hemominas, em Juiz de Fora.

Assim, o PACE vai se tornando uma realidade e a concretização de um sonho antigo para a microrregião de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. Doar sangue ficará mais fácil e cômodo para as pessoas dessas regiões. Será um local específico para coleta do sangue e o material, posteriormente, será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo processo de fracionamento por processo físico-químicos.

“Estamos neste processo há muito tempo. É uma luta, assinamos o convênio em 2013. A chegada desses equipamentos é um passo fundamental em todo o sistema. Numa parceria com o Hemominas, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, o apoio da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) que está sendo os médicos, o desejo da população vai se concretizando. Uma conquista importantíssima”, pontuou Doutor José Orleans da Costa.

O PACE terá quatro cadeiras de coleta de sangue. De acordo com o Secretário, a coleta inicialmente será duas vezes por semana com uma captação de 40 bolsas de sangue a cada dia. Com seu funcionamento, as pessoas não mais precisarão se deslocarem até Juiz de Fora para fazerem doação de sangue.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.