Um dia dedicado às mamães doadoras de leite materno

No dia 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. E a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena agradece a todas as mães que em um simples gesto de doar um pouco do seu leite, vem ajudando a salvar vidas.

Atualmente, a entidade tem apenas 17 mães doadoras. Não importa a quantidade que se pode doar, o fundamental é que se faça a doação do leite materno, pois o mesmo é ministrado aos bebês internados na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia. Para ser uma doadora, basta comunicar ao setor de obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia que vocês mamãe, receberão todas as orientações necessárias para que faça a ordenha adequada. Também são repassados para as doadoras o frasco de vidro próprio para o armazenamento do leite, touca e luva para que tudo transcorra com total tranquilidade. E para facilitar mais ainda, a Santa Casa de Misericórdia busca o leite semanalmente na casa das doadoras.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004. Anualmente, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano - rBLH-BR, produz e distribui material de divulgação por todo o Brasil. Alguns estados possuem também campanhas próprias e grande parte dos bancos de leite humano celebram a data com eventos. A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que incluir o dia 19 de maio. Anteriormente, o Dia Nacional era celebrado em 1º de outubro - data instituída pela portaria Nº 1.893 de 2 de outubro de 2003. A mudança se deu para alinhar a data em todos os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano - rBLH.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp