Local para instalação do Hemominas em Barbacena precisa ser reformado

Convênio com o Município já está assinado, mas projeto de reforma depende de aprovação da Superintendência Regional de Saúde.

Doar sangue vai ficar com facilidade de acesso e mais comodidade para a população das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Barbacena terá um Posto Avançado de Coleta Externa - PACE que funcionária em um prédio anexo da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, uma concretização de um sonho antigo de toda a região, pois com este Posto, as pessoas não precisarão se deslocar até Juiz de Fora para fazer sua doação. Será um local específico para coleta do sangue que posteriormente será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo processo de fracionamento por processo físico-químicos.

“Este é um importante momento para toda a nossa região. Começamos a discutir sobre a implantação do PACE no ano de 2013. Já no ano de 2016 foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e o Hemominas, para que o Hemominas doasse todos os equipamentos e a cidade arrumaria os espaço físico e sua adequação para o funcionamento deste posto”, explicou Dr. José Orleans da Costa, secretário Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais - SESAPS. Pontuou ainda que o recurso, da ordem de R$ 100 mil já foi conseguido junto ao Ministério da Saúde e repassado à Santa Casa para a execução da obra.

“O projeto técnico está aprovado pelo Hemominas e foi encaminhado para a Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde para avaliação final. Assim que for aprovado, será dado início à obra do Posto”, destacou. O Posto Avançado de Coleta Externa - PACE funcionará no espaço onde atualmente está instalada a Agência Transfuncional da Santa Casa, em um prédio anexo à entidade. O local passará por todo o processo de reforma física. Quanto à Agência de Sangue passará a funcionar no prédio principal da Santa Casa, e este novo local já se encontra em processo de reforma. A Agência é onde ficam armazenadas as bolsas com hemoderivados que vem do Hemominas Juiz de Fora e serão utilizados pelos pacientes.

De acordo com José Orleans da Costa, a previsão é de quer o PACE entre em atividade no segundo semestre deste ano. “Todo o custeio de funcionamento será de responsabilidade do município de Barbacena. Vamos mobilizar uma grande campanha para que as pessoas adquiram o hábito de doar sangue continuamente e, assim, mantermos o Banco de Sangue do Hemominas com um ótimo estoque para atender a demanda da região”, disse. Na avaliação da Diretora Assistencial da Santa Casa, Marcilene Dornelas de Araújo, o Posto de Coleta é uma iniciativa que conta com a participação direta da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, SESAPS e Hemominas. “O resultado do trabalho ampliará a capacidade de fornecer hemocomponentes para a população, através do aumento da doação de sangue. Atualmente, a Santa Casa tem um consumo de 200 bolsas/mês. Precisamos conscientizar e mobilizar a população que um doador pode salvar até quatro vidas com o simples ato de doar-se”, comentou.

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: