Barbacena adota "onda branca" do programa Minas Consciente



Informação foi publicada em reedição de decreto nesta sexta-feira (22). Saiba quais são as atividades liberadas pelo Governo de Minas. SAIBA +

O município de Barbacena vai adotar, a partir desta segunda-feira (25), a "onda branca" do programa "Minas Consciente", que prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação foi publicada, nesta sexta-feira (22), na reedição do Decreto Municipal 8.663, que "dispõe sobre a progressão de fase do Município de Barbacena no Plano Minas Consciente". Na quinta-feira (27), o G1 mostrou que o Executivo adotou ao programa.

Na ocasião, a Prefeitura tinha informado a adesão à "onda verde", que permitiria o funcionamento dos serviços essenciais a partir desta segunda-feira. Entretanto, o Governo de Minas autorizou a "onda branca" para a Macrorregião de Saúde Centro Sul, que engloba 51 cidades do Campo das Vertentes e da região Central do Estado. A reportagem entrou em contato com o Executivo para saber mais informações sobre a mudança e aguarda retorno.

Ondas

O programa do Governo do Estado "Minas Consciente" setoriza as atividades econômicas em quatro ondas (onda verde – serviços essenciais; onda branca - baixo risco; onda amarela - médio risco; onda vermelha - alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Barbacena aderiu a "onda branca" que autoriza as atividades econômicas de baixo risco, como os setores de antiguidades, objetos de arte, armas e fogos de artifício; artigos esportivos e eletrônicos; floriculturas; móveis, tecidos e afins; e outras atividades acessórias - como direito, contador e terceirização - além dos serviços essenciais que já estavam previstos na "onda verde".

Regras para servidores

Também na reedição do decreto, o prefeito Luís Álvaro Abrantes Campos (PSD), informou que os servidores municipais que compõem o risco de mortalidade por causa do COVID-19 poderão trabalhar em regime teletrabalho. Na quinta-feira, a Prefeitura havia informado sobre o retorno das atividades presenciais dos servidores da Administração Direta e Indireta do município, também na segunda-feira.

De acordo com o documento, o trabalhador deve comunicar e passar por uma aprovação do Serviço de Perícia Médica, devendo adotar as providências necessárias para a manutenção ininterrupta das atividades. O decreto prevê que quem sofre de doença crônica deverá comprovar através de relatório médico, que passará por análise dos critérios que se enquadram os grupos de risco pela Chefia de Medicina do Trabalho, que é do grupo de risco.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







entre em contato pelo whatsapp