Os imóveis fazem parte do antigo Hospital Colônia e foram tombados pelo valor histórico e arquitetônico das instalações.
O prefeito de Barbacena, Luís Álvaro Abrantes Campos (DEM), assinou quatro decretos no dia 22 de agosto homologando o tombamento de quatro pavilhões do Hospital da FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais). Os decretos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do município na última segunda-feira (26) e já estão em vigor. O COMPH (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena) avaliou os imóveis e deliberou pelo tombamento por conta do valor histórico, memorialístico e arquitetônico das instalações.
Os pavilhões Antônio Carlos, Zoroastro Passos, Casa de Força e Luz e o Castelinho de Clausura das Irmãs de Caridade fazem parte do antigo Hospital Colônia, instituição psiquiátrica da cidade. Segundo o Diário Oficial, agora, os bens tombados ficam sujeitos às diretrizes de proteção estabelecidas nas políticas culturais nacionais, estaduais e municipais. Os imóveis não podem ser destruídos, mutilados ou sofrerem intervenções sem prévia deliberação do COMPH e autorização da Prefeitura.