O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMPD, vem a público esclarecer que, tomou ciência da atual situação da Associação Regional das Pessoas Portadoras de Deficiência de Barbacena - ASDEF em relação a sua retirada da Estação Ferroviária de Barbacena, onde presta serviços à comunidade de Barbacena desde 1996. Saiba mais...
Em reunião ordinária do Conselho Municipal ficou definido a transferência das reuniões ordinárias do Conselho para a sede da ASDEF, de forma apresentar apoio simbólico a tão importante instituição barbacenense que vem, a décadas, cumprindo o papel que é do Poder Público, garantir os direitos da pessoa com deficiência.
Neste sentido, o CMPD não concorda com ação imoral impetrada contra a ASDEF, o que demonstra um grande descaso por parte do Ministério Público e da Prefeitura Municipal de Barbacena para com a pessoa com deficiência.
A entidade possui um grande valor social e cultural, tendo em seu domínio a única biblioteca em braile em Barbacena, um acervo que contem livros de grande autores brasileiros e internacionais. Além disso a ASDEF oferece curso de libras e irá iniciar trabalhos como: teatro acessível, aulas de música entre outros trabalhos culturais, conforme determina o estatuto da instituição.
Sendo assim, não se justifica o discurso de que a ASDEF não presta trabalho cultural e portanto, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMPD, sendo órgão de fiscalização das políticas voltadas para pessoa com deficiência, defende a permanência da ASDEF nas dependências da Estação Ferroviária de Barbacena e chama atenção do Poder Público para melhor conhecer as reais atividades da instituição em questão.
Assina o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMPD.