Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visitará Museu da Loucura e Hospital Pedro Vaz no dia 13 de abril. Saiba mais...
Imagem do Google
O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promove uma visita técnica ao Museu da Loucura e Hospital Pedro Vaz para os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Música, Pedagogia e Psicologia no dia 13 de abril.
“O intuito da visita é entender a história da saúde no Brasil. A ideia é compreender o movimento antimanicomial que hoje tem sido bastante discutido. Levar os alunos para entender os cuidados ao portador de sofrimento mental faz com que eles entendam o processo de busca de direito e de cidadania do sujeito que era internado em manicômios sem nenhum direito”, conta Juliana Perini, responsável pela visita e coordenadora do curso de Psicologia.
Movimento Antimanicomial
A luta antimanicomial iniciou-se no fim da década de 70 e é caracterizado pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, combatendo o isolamento em nome do tratamento. O movimento tem como principal objetivo lembrar que todo cidadão tem o direito à liberdade, de viver em sociedade e também de receber cuidados sem precisar abrir mão do seu lugar de cidadãos.