Coluna do Frei Tibúrcio – Edição 12.03.16

Confira o que diz o abade mais sarcástico da cidade sobre a política local e no país. LEIA MAIS...

POLÍTICA

 

Coluna do Frei Tibúrcio – Edição 12.03.16

Redução já

O movimento pela redução dos salários dos vereadores continua colhendo assinaturas na Praça dos Macacos. O mais curioso é que a maioria dos articuladores da campanha é composta notórios candidatos a vereador...

 

Miserável

Também está gerando polêmica o fato de que o projeto de iniciativa popular sugere que um edil ganhe por seu trabalho legislativo o piso salarial de um professor municipal. Os organizadores do movimento imaginam que os políticos devem ser punidos recebendo uma remuneração “miserável”, ou seja, o salário de um pobre mestre...

 

Vingança collorida

O mais inflamado partidário da redução salarial da edilidade é o impagável Maurício Lima, um militante de primeira hora do “impichimado” Collor de Mello. Maurício tem tanta certeza de que nunca será eleito para nada que prefere se vingar dos eleitos. Ô gente maldosa, sô!

 

Abrindo a mão

Aliás, os vereadores, em especial, os opositores do governo sempre se colocam a favor dos servidores municipais com salários atrasados. Uma sugestão deste impertinente abade é que os edis abrissem mão de seus vencimentos por um tempo com o compromisso de Antônio regularizar a situação. Assim sairiam da retórica para a prática. Quem se habilita?

 

Dança das cadeiras

Pela segunda vez os candidatos a vereador estão podendo mudar de partido. Dizem que a nova lei foi encomendada por petistas receiosos com o desgaste do PT. Tanto que na Praça dos Macacos, o Pintinho não nega o namorico do PDT com o edil Kikito, estrela solitária do PT local.  

 

Brizolistas

Pelo visto, o partido do lendário Brizola também quer posar como uma sigla que tem um forte nome para disputar a cadeira de prefeito. Por estas terras, divididos em vários grupos, o partido imita o PMDB nacional, pois vive de apoiar os governantes que se sentam na principal cadeira da Silva Jardim.

 

Netinho

Dizia Flávio, o presidente da Gaiola das Loucas, que a cada dia o seu xará Maluf, o Genro, tem maiores dificuldades de convencer seus pares de que é de fato o articulador político do Vovô Bonifácio, que inclusive está lançando o seu desconhecido Netinho a uma cadeira na Gaiola.

 

Filosofando

Nenhum articulador político dá tiro no próprio pé, teria filosofado, digo ironizado, Amarílio, o eterno presidente, no encontro secreto que teve com o ex-deputado Conegundes. A análise das duas felpudas raposas políticas tem como base o descontentamento público da bancada de edis governistas do ninho tucano.

 

PSD

Não são só edis e secretários que estão mudando de partido. É o caso do deputado Lafayette Andrada, ex-tucano, que filiou-se ao chamado Partido das Mulheres. Agora o mancebo estaria indo para o PSD. Seu avô, Zezinho Bonifácio, udenista roxo, deve estar remexendo no túmulo. Oremus! 

 

PSB

Mas isso é pouco se lembrarmos que agora Antônio, o Andrada é um socialista... 

 

PMDB

Com o japonês da Federal fungando no cangote de Luiz Inácio e a Dilma saudando a “mosquita”, o PMDB já está se preparando para pular fora do titanic petista. Se a dama de ferro renunciar ou for “impichimada”, o cenário vai mudar com reflexos claros para as eleições municipais, inclusive em Barbacena. Oremus...

           

Mosquita

Por falar em mosquita, D. Orleans e Bragança sonha em restaurar a monarquia em Barbacena, mas primeiro vai ter que combinar com a classe médica local que o detesta e em segundo lugar, com a “mosquita da dengue” que já começa a se manifestar na cidade das rosas. Se a epidemia se alastrar, Antônio, o Sanitarista vai entrar para a história como o prefeito que inaugurou a dengue nesta comuna. Será?

 

Coerção petista

Aliás, há quem diga que D. Orleans abandonou há muito tempo a defesa do partido do presidente Lula. Explica-se: no passado, D. Orleans foi subsecretário de saúde de governos petistas em outras cidades, onde teria deixado muitos companheiros, que também “implodiram” o setor de saúde em nível estadual e federal.    

 

Recaída petista

Seguindo a tática de vitimização de seu ex-líder, D. Orleans saiu da Delegacia e foi direto para a Gaiola das Loucas apresentar o relatório trimestral do setor de saúde no prédio da Câmara. Sem a presença dos edis, restou-lhe falar para uma claque de subordinados, únicos a lhe prestarem solidariedade.

 

Praga

 

Dizem que o Piniqueiro já está nas beiradas do fogo eterno por conta das cabanas que mandou erguer diante do templo da Piedade. Além de obstruir a entrada das noivas, a mijação no entorno da vetusta Matriz é dada como certa. Com a experiência clerical de décadas, este abade adverte: “Praga de padre é pior do que delação premiada!” Oremus...


 

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp