02
02/06/2020

Publicidade

Barbacena participa do programa Minas Consciente com reabertura gradual da economia a partir de segunda (25)

O município de Barbacena participa do programa "Minas Consciente" com a reabertura gradual da economia a partir da próxima segunda-feira, dia 25. SAIBA +

0001 Barbacena Victor Photography

O município de Barbacena, através do Decreto Municipal Nº 8.659, publicado na noite de quarta-feira, dia 20, participa do programa “Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo”, do Governo do Estado, com a reabertura gradual da economia a partir da próxima segunda-feira, dia 25. O plano estadual foi criado pela Deliberação do Comitê Extraordinário nº 39, de 29 de abril de 2020.

O objetivo do Minas Consciente é flexibilizar medidas de isolamento social, permitindo a retomada parcial da economia, mas observando o impacto no sistema de saúde, através de quatro ondas (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), para liberar o funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, por macrorregião. Assim, a mudança de onda por um município só pode acontecer com a autorização do Governo do Estado, que é responsável pelo estudo no sistema de saúde.

O Decreto Nº 8.659 apresenta deveres da administração municipal e também da classe empresarial na retomada da economia e prevê que “qualquer alteração de protocolo será amplamente divulgada pelos meios oficiais de comunicação da Prefeitura, além da publicidade dada pelo site oficial do Plano Minas Consciente”.

Nesta retomada, os indicadores epidemiológicos e da capacidade assistencial de saúde do Município serão monitorados em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde Pública e a Secretaria de Estado de Saúde.

O sistema das ondas trabalha o impacto econômico e impacto na capacidade assistencial, além de utilizar critérios econômicos (total de empregados do setor, arrecadação per capita, impacto fiscal, impacto na cadeia produtiva e vulnerabilidade perante à crise) e critérios de saúde pública (número de trabalhadores em circulação, número de cidadãos/clientes em circulação, nível de aglomeração de pessoas inerente à atividade, nível de contágio inerente à atividade e adaptabilidade do setor, como horários flexíveis, turnos, atendimento à distância, etc).

Programa Minas Consciente Clique aqui


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


X