Consenso entre vereadores finaliza a polêmica dos símbolos municipais que não serão alterados

Vereador Ewerton Horta desiste do projeto de mudança do brasão e bandeira de Barbacena e os símbolos municipais serão mantidos. Um novo projeto tratará da proibição de criação de logomarcas para as gestões municipais. SAIBA +

 

Desde o mês de outubro o noticiário local acompanha as discussões sobre a mudança do Brasão e Bandeira de Barbacena que foram tema de projeto do vereador Ewerton Horta na Câmara Municipal.

Com a polêmica gerada na cidade, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico - COMPHA -, políticos, historiadores, maçons e diversos segmentos da sociedade civil demonstraram sua insatisfação com a possibilidade de mudança, e o COMPHA realizou o tombamento do Brasão, e, na última semana, da bandeira do município.

Com interlocuções de alguns vereadores como Vânia Castro, e a manifestação da população nas redes sociais  sendo contrária à mudança, o vereador Ewerton Horta dialogou com as vozes contrárias à mudança, e, num gesto nobre, decidiu voltar atrás e abrir mão da alteração dos símbolos municipais.

É importante destacar que o projeto do vereador foi movido pelo interesse em economizar para os cofres públicos e manter a identidade da cidade com a proibição de criação de logomarcas para cada nova gestão que entra na prefeitura. A cada quatro anos o prefeito empossado vem criando uma logomarca para sua gestão, e com isso são realizadas plotagens de veículos e sinalizações além de material impresso com a marca de seu governo. Dai nasceu o interesse em manter os símbolos do município como imagens oficiais de toda a identificação da prefeitura e de seus setores. Com o decorrer do diálogo junto a historiadores, surgiu a ideia de confeccionar novo brasão e nova bandeira, para se adequarem melhor às regras da heráldica, chegando até mesmo a serem confeccionados três modelos de brasão e bandeiras para serem escolhidos pelos estudantes da rede pública numa eleição que se encerrou no último dia 1º de novembro.

Segundo a vereadora Vânia Castro, que foi o único voto contrário à alteração dos símbolos municipais na Câmara Municipal, "Conseguimos abrir um canal de diálogo com o vereador Ewerton Horta e aqueles que apoiavam a mudança dos símbolos, e de forma amparada em estudos de nossa história, com apoio do COMPHA, das lojas maçonicas de Barbacena, sociedade civil e até mesmo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais conseguimos sensibilizar o vereador Ewerton e conseguimos chegar na preservação de nosso brasão e de nossa bandeira", explica.

Mesmo com a decisão de preservação do brasão e da bandeira como símbolos oficiais do município, o vereador Ewerton Horta está agora confeccionando novo projeto para ser apresentado no Legislativo, o qual determina que os símbolos sejam utilizados como a marca oficial da prefeitura, não havendo mais criação de logomarcas em cada governo municipal.

Tão logo o projeto esteja pronto, o mesmo será apresentado em plenário para a votação do Poder Legislativo.

 

 

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.