21
21/09/2019

Publicidade

Recadastramento biométrico é retomado em Barbacena

Atualmente, cerca de 60 eleitores procuram o cartório diariamente. Procedimento ainda não é obrigatório para o próximo pleito eleitoral do município.

TituloeleitorO recadastramento biométrico foi retomado nesta semana em Barbacena. O procedimento ainda não é obrigatório para os eleitores da cidade do Campo das Vertentes votarem em 2020. Em outros 175 municípios mineiros, quem não realizar o cadastro, terá o título cancelado. Segundo dados do cartório eleitoral, neste ano, a cidade tem 98.178 eleitores. Outros 9.003 eleitores estão com seus títulos cancelados e outros 753 documentos foram suspensos.

Os moradores interessados podem procurar o cartório, na Avenida Doutor Jaime do Rego Macedo, 41, 1º piso, no bairro Ibiapaba. O atendimento pode ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). De acordo com o Analista Judiciário da 23º Zona Eleitoral, Eduardo  Cordeiro Laguardia, cerca de 60 pessoas por dia vão ao local em busca de informações ou mesmo do procedimento.

“É importante para garantir a segurança no voto. Isso individualiza o eleitor e afasta qualquer possibilidade de erro na identificação dele. Ainda não há previsão para essa obrigatoriedade em Barbacena, os eleitores podem vir tranquilamente sem se preocupar com o prazo”, disse. Para fazer o recadastramento biométrico, devem apresentar com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço no nome do eleitor.

São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.