27
27/06/2019
194 New Articles

Publicidade

Prefeitura realiza 11ª Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O Ciclo de Palestra foi ministrado para 120 jovens com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os jovens a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Saiba mais...

Img 0 723 20052019 705

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, a Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Programas Sociais, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou, durante toda a última semana, a 11ª Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de Ciclo de Palestras para jovens inseridos no Programa Jovem Aprendiz, coordenado pela Fundação João XXIII.

O Ciclo de Palestra foi ministrado para 120 jovens com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os jovens a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. As atividades foram ministradas pelos psicólogos Renan Francisco da Silva e Cátia Mirian Cabral Tostes e pelas assistentes sociais Rosemary de Carvalho Santana Nascimento e Vivian Souza Marliere.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Assim sendo, é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie.

Conselho Tutelar de Barbacena: (32) 3339-2090
Delegacias especializadas ou comuns: (32) 3333-3868
Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal: 190
Disque 100 – canal gratuito e anônimo dos Direitos Humanos
Polícia Civil: 147
Ministério Público: (32) 3362-4827
Comissariado da Infância e da Juventude: (32) 3339-5021/(32)3339-5018


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.