24
24/04/2018

Tudo pronto para mais uma Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador


Barbacena será palco novamente de mais uma Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Machador.

Nucave 03 04 2018Quem for ao Parque de Exposições Senador Bias Fortes, vai poder apreciar um show da raça, com animais de alta qualidade técnica e vindos de haras de diversas cidade de Minas e de outros Estados do Brasil. A expectativa dos organizadores é ter no Parque cerca de 300 animais superando a marca do ano passado. A décima edição da Exposição acontecerá na próxima semana, de 11 a 14 de abril, com uma ampla programação em que o cavalo é a atração principal. A entrada dos animais será na quarta-feira, 11. Já na quinta-feira, 12, iniciarão as atividades a partir das 8h: julgamento de progênie de pai e progênie de mãe; de morfologia e marcha (potro e potra) e de morfologia e marcha (macho adulto). Na sexta-feira, 13, durante todo o dia, julgamento de morfologia e marcha (fêmeas adultas). Mantendo a tradição, na parte da noite, uma confraternização entre os participantes e parceiros do evento. O momento mais esperado da Exposição é o sábado, 14, quando serão realizados os julgamentos de morfologia e marcha picada (cavalos e éguas); marcha - cavalos castrados e os tão esperados grandes campeonatos. Paralelo, as eletrizantes provas esportivas nas categorias maneabilidade, 6 balizas, 3 tambores e 5 tambores. A Exposição é mais uma realização do Núcleo Campo das Vertentes do Mangalarga Marchador - NUCAVE - e tem como parceira a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). “Nossas expectativas são bastante positivas tanto com relação ao número de expositores quanto de animais. A cada ano vem aumentando este número o que deixa todos nós, organizadores, muito satisfeitos, porque demonstra que o trabalho está sendo realizado de forma contundente e bem feita na região”, pontuou Janete Campos, vice-presidente do Núcleo. Destacou ainda que “temos vários novos adeptos e pessoas criando o mangalarga marchador e, participando, principalmente, em Barbacena, das provas esportivas. E o público em geral também tem aumentado muito. Os moradores de Barbacena e região já estão conhecendo o evento que se tornou tradicional e cada ano temos um número maior de pessoas dentro do parque prestigiando a Exposição”.

NUCAVE

O Núcleo Campo das Vertentes do Mangalarga Marchador - NUCAVE surgiu com a finalidade de promover o crescimento da raça em Barbacena e região. Sua fundação se deu em 2011, com apenas sua diretoria composta por 19 integrantes. Em pouco mais de seis anos de criação, passou a ter mais de 140 sócios e o número de eventos quadruplicou. Dentro de sua programação anual, três exposições, diversas copas de marcha, etapa do Caminhos do Marchador e doze tardes de marcha e prosa, cavalgadas e provas esportivas. Também integra suas atividades palestras e cursos de formação de mão-de-obra em equitação básica e curso para novos criadores. Uma das grandes conquistas do Núcleo para os associados foi trazer um cavalo garanhão renomado para agregar ainda mais genética de ponta aos criadores da região. Dentro de sua área de cobertura, o NUCAVE abrange mais de 20 cidades, dentre elas Alto Rio Doce, Barbacena, Barroso, Carandaí, Cristiano Otoni, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Desterro de Entre Rios de Minas, Entre Rios de Minas, Itaverava, Lagoa Dourada, Morro do Ferro, Prados, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Resende Costa, Ritápolis, São João del Rei, São Tiago, Santana do Garambéu e Tiradentes.

Evolução

A Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador é o mais importante evento de fomento da raça. Seu crescimento é muito visível tanto em número de animais presentes no evento quanto em participação de criadores. O NUCAVE assumiu a realização da Exposição a partir do ano 2012, na terceira edição do evento.

Ano

Nº de passada

Nº de marchadores no Parque

2012

54

107

2013

78

164

2014

86

156

2015

92

169

2016

102

238

2017

240

247

2018

Expectativa de 300

Expectativa de 300


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.