21
21/07/2019
229 New Articles

Publicidade

Situação política atual é tema de palestra na Unipac Barbacena


A palestra foi proferida pelo reitor e deputado federal Bonifácio Andrada, que falou aos alunos do curso de Direito e convidados sobre os aspectos constitucionais da atual crise política. Leia mais...

POLÍTICA BRASIL

 

Situação política atual é tema de palestra na Unipac Barbacena

Palestra Unipac 01 04 Raquel Dornelas

Diante da atual situação política do país e com um processo de impeachment em andamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal e reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Bonifácio Andrada, ministrou palestra para alunos do curso de Direito e convidados com a temática “Aspectos constitucionais da atual Crise Política”.

Estiveram presentes também o secretário chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, representando o prefeito de Barbacena;  o diretor geral da Unipac Barbacena, professor José Ambrósio; a diretora acadêmica da Unipac Barbacena, professora Maria Cândida Barroso Ferreira; a professora Geisa Rosignolli, coordenadora do curso de Direito; o professor Luiz Carlos Rocha de Paula, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Unipac (NPJ); o juiz de direito da Comarca de Barbacena e professor de Direito Processual Civil, Dr. Marcos Alves de Andrade; Representando a Câmara Municipal de Barbacena, o vereador e coordenador da Clínica Escola vera Tamm de Andrada da Unipac, Flávio Maluf; Dr. Paulo Afonso de Oliveira Junior, presidente da ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Barbacena, e professor da Unipac; e representando o corpo docente e coordenador do departamento jurídico da Unipac, Dr. Nelton José de Araújo.

O reitor falou para um auditório lotado, sobre impeachment e relembrou fatos da história mundial onde ocorreu de forma natural a mudança do chefe de estado, ocasionando mudanças positivas. Defensor do parlamentarismo, Andrada discorreu aos universitários sobre a forma de governo, citando casos bem sucedidos em outros países na Europa e em todo o mundo. Para ele a mudança do regime presidencialista é, de fato, um processo que causa certa agitação, pois atualmente o Brasil é uma república presidencialista sofrendo seus processos. “No Brasil, ao longo dos tempos, o presidente da República foi ficando mais forte, uma espécie de ditador constitucional”.

Andrada relembrou o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, pautado na Constituição de 86, no artigo 85 que abrange a questão da destituição do presidente da República. O parlamentar falou também a respeito do clima que se instaurou na Câmara dos Deputados com o processo de impeachment em andamento e a descoberta dos inúmeros escândalos envolvendo o PT, partido da presidente da República.

Aos estudantes ele esclareceu como funcionará o rito do impeachment, que já está em andamento, sendo analisado por uma Comissão Especial na Câmara. O reitor falou sobre a divisão entre as pessoas que se posicionaram contra e a favor do atual governo “O país está acompanhando e a população tem tomado posicionamento, alguns contra, outros favoráveis, ocasionando por vezes em agressões, sejam físicas ou verbais, ao contrário do que aconteceu com o impeachment do ex-presidente Collor”.

Sobre um dos pontos altos da discussão que se instaurou no país, o parlamentar esclareceu os fatos, pautado na Constituição e falou sobre a importância de conhecê-la bem, ressaltando a Lei 1079/50 que regulamenta o processo de impeachment, que serve seja para presidentes ou governadores, e tem servido ao povo brasileiro afastando os maus governantes do poder. Encerrando sua fala, Andrada confirmou: “O impeachment não é golpe, é contragolpe”.

 

Após o encerramento da fala do reitor, foi aberto espaço às perguntas onde Andrada foi questionado a respeito dos próximos passos nos ritos do impeachment, reforma constitucional e parlamentarismo. José Augusto, secretário da Casa Civil levantou questionamentos a respeito dos recentes casos de ódio na política.


 

 

Flávia Pedrosa

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. 
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.