Workshop sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil: Brasil traça estratégias para enfrentar desastres naturais

Governo Federal realiza, nesta quinta (1) sexta-feira (2), evento interministerial com ênfase nas cinco frentes de atuação da defesa civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Ministro Waldez Góes participa do evento e firmará, com outros órgãos federais, um compromisso político para o diálogo intersetorial

Workshop sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil: Brasil traça estratégias para enfrentar desastres naturais


Governo Federal realiza, nesta quinta (1) sexta-feira (2), evento interministerial com ênfase nas cinco frentes de atuação da defesa civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Ministro Waldez Góes participa do evento e firmará, com outros órgãos federais, um compromisso político para o diálogo intersetorial

 

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizam, nesta quinta e sexta-feira (1º e 2), em Brasília, o Workshop Interministerial: Abordagem Interinstitucional do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O evento, que coincide com as comemorações do Dia Nacional da Defesa Civil (1º), vai reunir representantes de ministérios estratégicos para o desenvolvimento do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), cuja conclusão está prevista para junho deste ano. O documento vai estabelecer diretrizes, estratégias e metas para a gestão de riscos e desastres no País, a serem implementadas em todo o território brasileiro.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participa do workshop nesta quinta-feira, às 14h15. Ele firmará, com outros órgãos do Governo Federal, um compromisso político para o diálogo intersetorial.

"Como ministro desta Pasta, tenho o dever de coordenar a resposta a situações de emergência, o que, em alguns casos, já envolveu mais de 20 ministérios. Essa coordenação demonstra não apenas a capilaridade de nossa atuação, mas também a necessidade de transversalidade nas políticas públicas que possam fortalecer não apenas a resposta aos desastres e as ações de recuperação, como também os programas e as estratégias voltadas à prevenção, mitigação e preparação aos riscos e desastres", destaca. "Cada um de nós tem um papel a cumprir na gestão de riscos e desastres e, par sermos bem-sucedidos, é preciso trabalhar de forma integrada e coordenada, com a participação dos estados e municípios", afirma Góes.

A elaboração da proposta do PNPDC está sendo realizada pelo MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, em parceria com o Laboratório HANDs (Lab HANDs), da PUC Rio, e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A proposta conta com 11 produtos, que trarão orientações e estratégias de atuação das defesas civis de todo o País.

Um dos produtos já concluídos e aprovados é a identificação de riscos e cenários prováveis de atuação. O documento traça cenários para os anos de 2030, 2034 e 2040 para diversos tipos de desastres, como chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, vendavais, erosões, estiagem e seca, entre outros.

O documento traz um conjunto de mapas de risco em formato digital (PDF) e estático, sobre a distribuição espacial das principais ameaças no Brasil, considerando os impactos humanos, as perdas e danos financeiros e a quantidade de ocorrências causadas por essas ameaças. Além disso, a publicação traz cenários prospectivos sobre a distribuição espacial das ameaças apresentadas nos mapas de risco, considerando as tendências de variação dos fatores deflagradores devido às mudanças do clima e às vulnerabilidades dos elementos expostos.

Diálogo

O objetivo do Workshop Interministerial é dar continuidade ao diálogo com atores estratégicos do Governo Federal, promovido anteriormente na modalidade virtual, para discussão da inserção da gestão de risco de desastres nas estratégias setoriais. O professor Carlos Freitas e a professora Eliane Freitas, ambos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentarão uma síntese do mapeamento das iniciativas setoriais de gestão de riscos e de desastres nos marcos nacionais e internacionais. As atividades previstas para o evento visam produzir subsídios para a definição dos objetivos, metas e indicadores do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A professora Adriana Leiras, da PUC-Rio, coordenadora geral do projeto de elaboração da proposta do Plano Nacional, fala de suas expectativas em relação ao evento. "Antecipo grandes contribuições e colaborações produtivas no Workshop Interministerial de Proteção e Defesa Civil, promovendo a sinergia entre os órgãos governamentais para fortalecer a nossa capacidade coletiva de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres".


Serviço

Workshop Interministerial: Abordagem Interinstitucional do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil
Dias: 1º/2, das 9h às 18h; e 2/2 das 8h às 13h
Local: Auditório do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Edifício Celso Furtado – Setor de Grandes Áreas Norte – 906 – Asa Norte, Módulo F, Brasília/DF

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp