16
16/07/2018

Brasil vai ganhar um forte aliado contra as fake news: a Rede da Verdade


Catraca Livre entrega R$ 100 mil para o desenvolvedor de uma ferramenta digital para combater Fake News. O portal BarbacenaMais se engaja nesta campanha e vai abrir um canal para denúncias de perfis fakes e notícias falsas de Barbacena e região. Saiba mais....

330 Sou ResponsavelCom um concerto de música erudita, será lançada, no Theatro Municipal de São Pauo, no 1 de Abril, Dia da Mentira, a Rede da Verdade. No Rio, o lançamento será no Museu do Amanhã, onde ocorre uma exposição sobre inteligência artificial.
A Rede Verdade é uma aliança de veículos de comunicação, entidades acadêmicas, empresas de tecnologias e algumas das principais organizações da sociedade civil ( OAB, por exemplo) para combater as falsidades na internet durante as eleições. A rede será abastecida por um núcleo com acadêmicos, municiado com recursos de inteligência artificial e equipes de checagem de fatos.
No dia 1 de abril, será anunciado o vencedor do desafio lançado pelo Catraca Livre, em parceria com o Instituto SEB de Educação e apoio da Microsoft, para quem desenvolver uma ferramenta digital capaz de combater as fake news.
O concerto será da Orquestra Sinfônica de Heliópolis - um dos melhores projetos de educação musical e inclusão social do mundo.Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a orquestra, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social.
Para ser escolhida, a ferramenta digital já deve estar a apta a ser usada até no máximo abril, a fim de ser aplicada antes das eleições. Portanto, já deve estar praticamente finalizada: os R$ 100 mil devem ser usados para aperfeiçoar a ferramenta.
O objetivo da ferramenta é ajudar a identificar com rapidez as falsidades espalhadas pelas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

Chegou a conta MEI! Saiba tudo sobre essa novidade

SUTRAM informa sobre análise técnica em semáforos de Barbacena

Impacto Jovem é realizado na IBREM

Os vencedores serão automaticamente inseridos no Guia da Cidadania Inteligente - uma parceria com Catraca Livre com a Microsoft. Com isso, desenvolvedores de todo o Brasil serão convidados a ajudar gratuitamente os vencedores.
O desafio faz parte do projeto "Cidadania Inteligente", idealizado pelo Catraca Livre em parceria com a Microsoft, que visa reconhecer as principais plataformas digitais de apoio à cidadania e à transparência de informações públicas no Brasil, sendo apoiadas por meio de tecnologias de Inteligência Artificial da Microsoft.  Devido à emergência da questão das falsidades nas redes sociais, criou-se esse prêmio exclusivamente para as fake news.

Movimento Sou Responsável

A Rede da Verdade vai agregar as 100 entidades reunidas no Movimento Sou Responsável.Essa iniciativa, que  surgiu para estimular o protagonismo dos brasileiros, com foco neste ano eleitoral. Afirma o texto: "Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e políticos, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres".

Há entidades de todos os tipos e ideologias: da Cúria Metropolitana ao Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, passando pela Associação Paulista de Medicina.

A campanha nasceu de um ato, reunido pela OAB/SP, na Cúria Metropolitana de São Paulo, com um manifesto pela Ética, envolvendo 100 entidades, entre elas Federação do Comércio do Estado de São Paulo (o que envolve SESC, SENAC e SESI), OAB, Associação das Mantenedoras do Ensino Superior.As entidades se reuniram para criar a integração de seus recursos digitais: páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Apenas o Catraca Livre, um dos participantes do movimento, atinge, com seus diversos canais, cerca de 80 milhões de pessoas.

Essa rede vai divulgar exemplos de cidadania responsável e dicas para orientar na defesa de direitos. A Microsoft vai ajudar a desenvolver recursos de inteligência artificial para ajudar sites que promovam os mais diversos aspectos da cidadania, como educação, saúde, educação ou mobilidade.

Alguns dos mais importantes publicitários brasileiros - Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Joana Monteiro, Bob Bob Costa e Marcelo Serpa estão ajudando voluntariamente na produção do material de marketing, feito colaborativamente. O vídeo da campanha, por exemplo, será escolhido por concurso entre universitário. A marca da campanha foi aberta ao público.

Conheça o texto do manifesto:

"Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe.Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.O movimento 'Sou Responsável' não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos"

Essas são algumas das entidades que participam do Movimento Sou Responsável:

-ABRAPP - Associação Bras Entidades Fechadas de Previdência Complementar
-ABMES - Associação Bras Mantenedoras de Ensino SuperiorAssociação Paulista de Medicina
-ASABB - Associação dos Advogados do Banco do Brasil
-Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
-Catraca Livre
-Central Força Sindical SP
-CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
-CRA-SP - Conselho Regional de Administração
-CRECI-SP - Conselho Regional Corretores de Imóveis
-CORECON-SP - Conselho Regional de Economia
-CREMESP - Conselho Regional de Medicina
-Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
-FESESP - Federação de Serviços do Estado de SP
-FECOMERCIO-SP
-FNE - Federação Nacional dos Engenheiros
-FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
-Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
-OAB Nacional
-OAB SP - Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo
-Reclame Aqui
-Rede Brasileira de Criatividade
-SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ
-SINDITECIDOS - Sindicato Comércio Atacadista de Vestuários
-SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

EM BARBACENA

Apoiando a iniciativa do Movimento Sou Responsável, o portal de notícias BarbacenaMais vai abrir uma linha com os cidadãos barbacenenses para denunciar a existência de perfis fakes nas redes sociais, assim como notícias e informações não-verídicas.

O serviço que tem como objetivo ajudar a população a atuar nos debates de redes sociais com pessoas reais, terá início a partir do dia 2 de abril. Os interessados em denunciar perfis fakes deverão enviar o print do perfil com o print da URL da página no facebook. Haverá uma listagem atualizada ao final do dia com os perfis denunciados e que não provarem à nossa redação que se tratam de pessoas reais.

Também estará aberto à população o canal de reclamação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para que notícias falsas sejam apuradas e desmentidas. Nossa equipe irá checar as informações e publicaremos a informação sobre o que é falso e o que é verdadeiro.

Temas relacionados e Barbacena e região. 


Fonte: Catraca Livre

0001 MinasCAR Animado Final


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.