Agostinho Patrus assume cargo em colegiado de assembleias

ALMG

Nesta segunda, o deputado tornou-se secretário-geral de entidade que reúne presidentes das assembleias legislativas. Saiba +

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), assumiu o cargo de secretário-geral do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. A cerimônia de posse, que contou com a presença de deputados estaduais de todo o País, foi realizada nesta segunda-feira (10/2/2020), em reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília.

Em pronunciamento, Agostinho Patrus se disse honrado por assumir “esta função tão importante em nível nacional”. Na avaliação do presidente da ALMG, o atual cenário político vem demonstrando “o protagonismo e a integração dos Legislativos brasileiros”. “Nós vivemos um momento de crescimento da importância do parlamento, tanto aqui em Brasília, na Câmara Federal e no Senado, como também nas assembleias estaduais”, afirmou. Agostinho Patrus parabenizou os integrantes da nova diretoria da Unale também empossados durante a solenidade e pregou união de esforços diante dos desafios a serem enfrentados. “Estou certo de que a Unale terá um papel ainda mais importante neste contexto, de valorização dos parlamentos em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, temos desafios cada vez maiores. Isso nos traz protagonismo, mas, também, dificuldades e, portanto, novas oportunidades”, afirmou.

Na mesma ocasião, o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB-GO) assumiu a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. Na Diretoria Executiva da Unale, duas cadeiras passam a ser ocupadas por representantes da ALMG. A deputada Celise Laviola (MDB) responderá pela Secretaria de Minas Gerais e o deputado Alencar Silveira Jr. (PDT), pela presidência do Conselho Fiscal da entidade. Já a deputada Ivana Bastos (PSD-BA) foi oficialmente empossada presidente da Unale. A parlamentar permanecerá à frente da entidade ao longo deste ano. Segundo a nova presidente, seu mandato tem como objetivo incentivar a renovação, a inovação e o empreendedorismo, “na busca de um futuro cada vez melhor para o nosso País”. “Um dos nossos desafios é aproximar o jovem da política. É ofertar meios de dar voz à juventude”, explicou. Ivana Bastos assume a presidência da Unale no lugar do deputado estadual Kennedy Nunes (PSD-SC).

Unale

A Unale foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega a união de todos os deputados estaduais do país. É a única entidade representativa das 27 casas legislativas do Brasil com reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já o Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas reúne os chefes dos poderes legislativos de todas as Unidades da Federação e tem, como objetivo, defender os interesses dos cidadãos em meio a temas de relevância nacional.

Ex-presidente da ALMG recebe homenagem

A Unale prestou uma homenagem póstuma ao ex-deputado e ex-presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrús, pai do atual chefe do Legislativo mineiro. Ele foi fundador e primeiro presidente da história da Unale, entre os anos de 1996 e 1997. Na solenidade realizada nesta segunda-feira, o ex-deputado Agostinho Patrús foi agraciado, in memorian, com a entrega da Comenda Unale. A homenagem, recebida por seu filho, o atual presidente da ALMG, é a maior honraria conferida pela entidade e é outorgada a “autoridades que se destacaram por sua atuação política no Brasil”. “A Unale hoje é fruto do que ele (o ex-deputado Agostinho Patrus) plantou junto com outros deputados de todas as regiões do País. Foi a partir daí que a Unale se transformou em uma entidade tão importante e tão representativa dos deputados estaduais”, afirmou.

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News