Em audiência pública da Prefeitura, Secretário de Finanças confirma que o Simpas está falido



Nem concurso público é capaz de evitar a falência do Sistema Municipal de Previdência e Assistência do Servidor de Barbacena, considerado um dos piores do Brasil

Em audiência pública da Prefeitura, secretário de Finanças confirma que o Simpas está falido

Nem concurso público é capaz de evitar a falência do Sistema Municipal de Previdência e Assistência do Servidor de Barbacena, considerado um dos piores do Brasil

Agência Expresso

O Simpas está falido – essa é a conclusão diante dos resultados financeiros e contábeis apresentados pela audiência pública do terceiro quadrimestre do ano de 2024 da Prefeitura Municipal de Barbacena. A audiência foi realizada na quinta-feira, dia 27, na Câmara Municipal e teve participação da secretária de Planejamento, Tatiana Filardi e do secretário municipal de Fazenda, João Paulo Toni.

A sessão foi presidida pelo vereador Amarilio de Andrade. A controladora interna da Câmara Municipal, Vanessa Fernandes fez a apresentação do 3º Quadrimestre da Câmara Municipal de Barbacena. Participaram da sessão os vereadores Donizete Medeiros, Milton Roman e Paulinho do Gás que fizeram questionamentos aos participantes.

Segundo o secretário João Paulo Toni, a situação do Simpas , o Sistema Municipal de Previdência e Assistência do Servidor é preocupante. Ele afirmou que há uma sangria e que o Simpas não tem lastro, e que todo mês o município tem que fazer aportes para cobrir os gastos.

O secretário, questionado pelo vereador Paulinho do Gás, afirmou que atualmente nem o concurso público, com o eventual ingresso de um grande número de novos servidores garante que o Simpas se tornará viável no futuro. Ele afirmou que o concurso depende da categoria e da função e que mesmo assim não é a solução. Para o secretário, comparando com todos os sistemas previdenciários do país, o Simpas de Barbacena é “um dos piores do Brasil”.

Segundo João Paulo, atualmente o Simpas tem 30 milhões em caixa, mas recolhe mensalmente 2 milhões e tem uma despesa de 8 milhões, sendo necessário que seja repassado 6 milhões pela Prefeitura para bancar a folha mensal do Simpas. João Paulo afirmou que é urgente que se faça uma reforma da previdência municipal.

ASSISTA AQUI NA ÍNTEGRA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA E AS FALAS DO SECRETÁRIO:

Foto: Reprodução do YouTube.

LEIA TAMBÉM:

 

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir