Estudo de viabilidade técnica e econômica é apresentado pelo IPGC à Prefeitura de Barbacena

Estudo dá ênfase à iluminação pública mais eficiente, vias monitoradas por câmeras e internet de qualidade nas escolas, praças e postos de saúde

Na manhã desta terça-feira (14) o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) apresentou o estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação do Projeto Cidades Inteligentes. O estudo, que não tem custos para o município, é fruto do acordo de cooperação técnica assinado em Março/2021, e viabiliza a implementação do Projeto Cidades Inteligentes, que contempla três soluções inovadoras para Barbacena.

A eficientização do parque de iluminação pública é feita através da substituição de luminárias de vapor de sódio e vapor de mercúrio por luminárias em led.

Na área de conectividade, o projeto cria uma infraestrutura de dados com fibra óptica, que oferecerá internet de alta velocidade nos prédios públicos como escolas e postos de saúde, além de wi-fi gratuito em praças e videomonitoramento nas principais praças e vias de acesso.

Com o investimento em energia solar fotovoltaica, Barbacena terá geração de energia limpa e sustentável garantida para atender à toda a demanda da Prefeitura. Além de proporcionar economia no consumo de energia elétrica, a usina fotovoltaica representa um importante passo em direção a uma tendência promissora nos próximos anos: energias renováveis.

Iluminação pública mais eficiente e vias monitoradas por câmeras são sinônimo de mais segurança para todos, e internet de qualidade nas escolas, postos de saúde e praças trarão mais eficiência na prestação de serviços públicos, além de proporcionar maior inclusão social.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp