Prefeitura cogita contratar empresa de consultoria por R$2,2 milhões

A notícia foi anunciada em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na sexta-feira, 2

Na foto do Instagram da Áquila, a empresa destaca que "a recém lançada metodologia do Cidades Excelentes vem sendo muito bem recebida dentro dos munícipios. Recentemente o nosso presidente executivo, Raimundo Godoy, se encontrou com o prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares, e o vice-prefeito, Aloisio Dias".


A Prefeitura de Barbacena pretende contratar uma empresa de consultoria, Áquila, para implantação no município do programa “Cidades Excelentes”. A notícia foi anunciada em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na sexta-feira, 23.

Segundo apuração, o custo total dos serviços deve ultrapassar os R$ 2 milhões, para um período de dois anos de trabalho.

Estiveram presentes na audiência, o prefeito Carlos Dú, vereadores, membros da equipe de governo e representantes da empresa. A Áquila seria contratada diretamente pelo município, sem licitação, por meio de inexigibilidade. A falta de licitação para um contrato de tão expressivo valor tem preocupado alguns vereadores, que disseram ser necessário o aprofundamento deste debate.

A licitação é uma exigência assegurada pela lei para contratação de serviços e obras na administração pública.

Na audiência pública, o prefeito Carlos Dú fez uma breve explanação dos objetivos dos serviços a serem contratados, que, em resumo, consiste em levantar informações, dados, indicadores e diagnósticos a fim de sugerir caminhos e soluções para a implementação de uma gestão eficiente, por meio de metodologias científicas.

Barbacena é uma cidade que tem um gigante potencial e pode crescer muito. Temos buscado ferramentas para otimizar os processos e assim entregar um serviço de melhor qualidade para a população. Desta forma encontramos a Áquila, uma empresa que tem prestado serviços a outros órgãos de Estado. Por isso estamos buscando essa parceria com ela, uma empresa que já mostrou resultados. Estamos abertos ao diálogo”, destacou Carlos Dú.

 

Ainda na audiência, os representantes da empresa utilizaram da palavra e fizeram apresentação da proposta de trabalho, que foi dividida em três etapas: conceito, o desenvolvimento do projeto “Cidades Excelentes” e terminaram destacando o portfólio de serviços da Áquila.

A Audiência pode ser 

 através do canal Estação Minas, no YouTube.

Sobre a inexigibilidade de licitação

É a impossibilidade jurídica de promover a livre competição entre os candidatos. Essa situação pode ocorrer em razão da inexistência de pluralidade de potenciais participantes — ou seja, quando um dos concorrentes tem características e habilidades que o tornam exclusivo e único, o que automaticamente inibe os demais candidatos.

Apesar de não ser instaurada a licitação propriamente dita, deve ser criado um procedimento administrativo de comunicação à autoridade superior. Nele, devem ser documentadas e justificadas detalhadamente as razões que levaram à contratação direta de um participante, além de outras informações pertinentes.

No caso em questão, a Prefeitura de Barbacena precisa se assegurar de que não se tenha no mercado outra empresa que preste os serviços desejados e que não atenda os requisitos descritos no procedimento licitatório estabelecido pela Lei 8.666/93, conhecida como Lei das Licitações.

SOBRE A ÁQUILA

No site da empresa Aquila, é possível conferir a atuação da empresa que tem clientes e escritórios no Brasil e outros países.

Dentre seus inúmeros clientes do setor público está Manaus, a capital do Amazonas, e o Governo de Minas Gerais.

Em sua atuação no setor público, segundo o site da empresa, a Aquila oferece serviços em:

Índice que avalia a gestão e nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros

Solução rápida com foco no aumento da eficiência e da disponibilidade dos recursos orçamentários

Especialistas experientes em gestão pública orientam sobre como otimizar os gastos sem reduzir a qualidade dos serviços

Ganho de agilidade e eficácia na administração pública com a aplicação adaptada da Inteligência Competitiva

EBITDA otimizado com a gestão integrada de processos de geração de receitas e gestão de custos e despesas operacionais

Treinamentos específicos para a gestão pública com foco em melhoria de resultados, ganho de eficiência, liderança e finanças

Gestão escolar profissionalizada a fim de garantir resultados finalísticos excelentes.


 

 

Com informações da Estação Minas / Barbacena Tem / Site da Áquila


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: