20
20/10/2018

Eleições 2018: saiba como justificar o voto


Eleitor que não estiver na cidade em que vota precisará justificar. Saiba mais...

0001 Eleies

0001 Foto Para justificar o voto, é necessário preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e entregá-lo no dia da eleição (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas)

 

 
Eleições 2018: saiba como justificar o voto
PUBLICIDADE
 

Política

TSE

Eleições 2018: saiba como justificar o voto

Eleitor que não estiver na cidade em que vota precisará justificar

13:45 | 02/10/2018
Eleies Jos Cruz Agncia Brasil Fotos Pblicas 696x463
Para justificar o voto, é necessário preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e entregá-lo no dia da eleição (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas)
O primeiro turno das eleições gerais de 2018 acontece neste domingo, 7. Presidente, governadores dos Estados e o do Distrito Federal, dois senadores (por estado), deputados federais e deputados estaduais/distritais serão votados por mais de 147,3 milhões de cidadãos. O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação terá de justificar a ausência. 
  
Para justificar o voto, é necessário preencher o formulário chamado de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Este formulário deve ser entregue no dia da eleição, em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas. Na ocasião, o eleitor deverá apresentar o número do título eleitoral, além de documento oficial de identificação (certidões de nascimento ou de casamento não são admitidas). 
 
O RJE pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. 
  
Caso o eleitor não apresente a justificativa no dia da eleição, poderá preencher o RJE pós-eleição e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. O prazo é de até 60 dias após cada turno da votação. É necessário apresentar documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.
  
Se o eleitor não recorrer à justificativa dentro do prazo de 60 dias após a eleição (6 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno; 27 de dezembro de 2018, com relação ao segundo turno), ele deverá pagar multa para se regularizar. O cancelamento do título acontece após três eleições sem votar e sem justificar.  
  
Os locais que receberão justificativas serão divulgados pelos TREs, nas capitais, e pelos juízes eleitorais, nas demais zonas eleitorais. Além disso, os postos/mesas de justificativas podem ser consultados no site do TSE.

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.