Vereadores aprovam uso de ''Cordão de Girassol'' para identificar pessoas com deficiências e transtornos ocultos

O Cordão de Girassol é uma faixa estreita verde com estampas de girassóis, destinada a pessoas que enfrentam dificuldades em permanecer por longos períodos em determinados locais.

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na última quinta-feira (11) um PL (Projeto de Lei) que estabelece o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação e identificação para pessoas com deficiências e transtornos ocultos em Barbacena. A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Carlos Augusto Soares do Nascimento (MDB). Recentemente, o g1 mostrou que apesar de uma lei semelhante estar em vigor desde setembro de 2021 em Juiz de Fora a distribuição gratuita ao grupo não tem sido cumprida.

O PL nº 05/2023, de autoria do vereador José Bonifácio Couto de Andrada, prevê que “a lei abrange indivíduos cuja deficiência não é prontamente identificável, incluindo deficiências mentais, intelectuais ou sensoriais, tais como autismo, deficiência intelectual, doença de Crohn, transtornos psiquiátricos, entre outros”. O Cordão de Girassol é uma faixa estreita verde com estampas de girassóis, destinada a pessoas que enfrentam dificuldades em permanecer por longos períodos em determinados locais, que causam tensão e nervosismo para a própria pessoa e familiares dela.

TV Integração


Imprimir  







entre em contato pelo whatsapp