Câmara Municipal vai inaugurar a Casa do Cidadão

A Casa do Cidadão tem como objetivo estreitar os laços entre a população barbacenense e a Casa Legislativa Municipal.

No próximo dia 27, às 15h, a Câmara Municipal de Barbacena inaugura um de seus trabalhos mais marcantes dos últimos 20 anos: a Casa do Cidadão. Localizada à rua João XXIII, nº 98, bairro São José, a Casa do Cidadão é uma ação da Câmara Municipal que centraliza os serviços do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), a Sala da Cidadania, o Telecentro, a Junta Militar de Barbacena, a Escola do Legislativo, a Cozinha Escola, a Emissão de Carteira de Identidade (em breve), além do setor de arquivos do Legislativo Municipal. Todos esses serviços serão prestados em parceria com o Poder Executivo Municipal, Senac, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Arcom, Eurocâmara, dentre outras instituições.

O imóvel sede da Casa do Cidadão dispõe de mais de 10 cômodos grandes, com área externa e local para realização de cursos, capacitações e treinamentos para toda a comunidade barbacenense, instituições públicas e empresas parceiras.

Segundo o Presidente da Câmara, Vereador Pastor Ewerton José Duarte Horta Júnior, a Casa do Cidadão será a referência municipal de atendimento ao cidadão barbacenense. "No local serão disponibilizados vários serviços para o cidadão como o Parlamento Jovem, Telecentro, além de alguns cursos ministrados pelo Senac. Outra novidade é que a Junta Militar também será transferida para o local. É a primeira vez, em muitos anos, que nós temos uma Câmara que se interessa em trazer o cidadão para perto do Legislativo Municipal", afirmou.

Ainda, de acordo com o Presidente da Câmara, a motivação inicial foi realizar a mudança do setor de Arquivo da Câmara, que gerava um custo mensal de pouco mais de R$ 3 mil. Inclusive, o local que abrigou os documentos do Legislativo chegou a ser arrombado, colocando em risco a história e a memória da atuação da Câmara Municipal de Barbacena. "Por isso, houve a decisão de procurar outro imóvel. Quando visitamos o novo imóvel, percebemos a grande possibilidade que estava em nossas mãos, de criar algo duradouro e que atenda as expectativas dos barbacenenses. O valor mensal da sede da Casa do Cidadão é de R$ 4 mil, de acordo com a dispensa de licitação. Ou seja, fizemos do limão, uma limonada. Investimos pouco e vamos ganhar muito. Com a Casa do Cidadão, Barbacena e os barbacenenses só têm a ganhar", concluiu o Vereador Pastor Ewerton José Duarte Horta Júnior.

Os serviços da Casa do Cidadão são gratuitos e oferecidos por profissionais qualificados para atender as necessidades da população. O endereço da Casa do Cidadão é rua João XXIII, nº 98, São José. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone e Whatsapp (32) 99128-0763.

Inauguração

Devido aos protocolos de segurança e prevenção à disseminação à COVID-19, a inauguração da Casa do Cidadão será realizada apenas de maneira remota, com transmissão ao vivo pelo Youtube da TV Estação Minas e Facebook da Câmara Municipal de Barbacena, contando com a participação de algumas autoridades municipais e estaduais.

Em funcionamento

A partir do dia 27 de setembro, a Casa do Cidadão inicia efetivamente seus trabalhos, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (32) 99128-0763.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp