Construção da nova sede da Câmara Municipal será um marco histórico para a nova gestão da Câmara de Barbacena

CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL será um marco histórico para a nova gestão da Câmara Municipal de Barbacena

laughing Parceria que deu certo: O presidente da Câmara Pastor Ewerton recebendo documento de doação do terreno das mãos do Prefeito Carlos Dú

Economia

Até os dias atuais, foram gastos 5 milhões de reais do erário público com aluguéis e manutenções dos gabinetes dos Vereadores de nossa cidade.  Com a construção da nova Câmara, o montante anual será reduzido, aproximadamente, para 500 mil por ano, gerando economia para o Município e possibilitando que os recursos sejam direcionados em prol da comunidade barbacenense.

Empenho

Grande tem sido a expectativa pela sanção do Projeto de Lei 009/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação do terreno cedido pelo empresário Cláudio Mota ao Município de Barbacena, para a construção da nova sede da Câmara Municipal. Na última terça-feira, dia 16, o projeto foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão e agora segue para a sanção do Prefeito.

Sonho

O sonho da nova sede do Poder Legislativo é uma batalha que vem sendo travada há anos pelos Vereadores, até então sem nenhum êxito. Este sonho, agora, sai do imaginário e vai para a sua concretude. O Vereador Pastor Ewerton José Duarte Horta Junior, em conversa com o atual Prefeito Carlos Du, apresentou o pedido do espaço já mencionado, para a construção de um prédio que oferecesse condições mais adequadas de trabalho a todo Corpo Legislativo de Barbacena. O Executivo, imediatamente, empenhou a afetação do terreno e, na proposta, justificou que “é visível que o Palácio da Revolução Liberal não possui estrutura adequada para funcionamento do Poder Legislativo”. Este Palácio é histórico, pois sua construção remonta há mais de 200 anos e sua estrutura física precisa de grandes reparos e mostra-se inadequada para abrigar os espaços necessários às novas demandas exigidas pelo porte de Barbacena.

“O espaço será maior e melhor distribuído, garantindo melhor atendimento aos munícipes e aos Vereadores e servidores da Casa de Leis, melhores condições de trabalho”, pontuou o Presidente da Câmara, Pastor Ewerton.

Localização

A edificação do prédio estará situada na mesma rua do novo Fórum e, também, próximo ao centro da cidade e será um parâmetro para a Região da Zona da Mata. O terreno está localizado na popularmente conhecida como Avenida Sanitária e tem uma extensão total de 661 m², sendo 27,6 m de frente para a Avenida Higino Teixeira de Carvalho; 26,4 m de fundos; 33,4 m do lado esquerdo e 20,9 m do lado direito.

Agradecimentos

O Vereador Pastor Ewerton manifestou sua alegria e satisfação pela parceria estabelecida com o Poder Executivo e informou que a concretização desse sonho só foi possível porque existe um alinhamento entre os poderes. Nas suas palavras “ver acontecer esta conquista em minha direção é para mim uma honra muito grande, que com menos de dois meses presidindo a Casa Legislativa já termos esta vitória” em prol do melhor atendimento do poder legislativo para a comunidade Barbacenense.

Declaração

“Terei total empenho para iniciação das obras, ainda neste ano de 2021. Servir, este é o nosso lema”

Pastor Ewerton Duarte Horta Junior

Presidente da Câmara Municipal de Barbacena


Por Alexsandro de Melo,

Informações obtidas no site da Câmara Municipal de Barbacena

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: