fbpx

Comissão Especial vai apurar situação do reservatório no Residencial Mantiqueira

Além da Comissão Especial, diversas outras medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema. O reservatório de água foi interditado no dia 9 de dezembro de 2019 e permanece assim desde então.

  

Por Hugo Pacheco

 

Uma Comissão Especial foi aprovada pela Casa Legislativa de Barbacena para tratar da situação do reservatório de água do Residencial Mantiqueira. O requerimento, de autoria do vereador Edson Rezende (PT), foi sancionado no dia 9 de agosto e aguarda nomeação dos membros pelo Presidente da Câmara para início das apurações.

O vereador José Newton de Faria (PSD) protocolou denúncia no Ministério Público, no dia 31 de julho, a respeito da avaria do reservatório de água instalado no Residencial Mantiqueira. José Newton também ingressou com uma Ação Popular, na Justiça Federal da 1ª Região, no dia 6 de agosto.

O deputado estadual Doorgal Andrada (PATRI) redigiu um ofício solicitando o Habite-se e a Convenção de Condomínio do Residencial Mantiqueira. De acordo com o 1º Cartório de Registro de Imóveis, ambos documentos estão em falta, o que torna irregular a escritura da propriedade. O vereador Edson Rezende (PT) também elaborou um Memorial com o mesmo propósito, aprovado pela Câmara no dia 13 de agosto. Este e aquele foram enviados ao Gerente Executivo de Habitação de Juiz de Fora, Carlos Alberto Valente Viana.

Outro Memorial havia sido redigido pelo próprio Presidente da Câmara Municipal, Amarílio Augusto de Andrade (PSD) no dia 30 de junho de 2020. Desta vez direcionado à COPASA, o documento pedia que a companhia agisse com urgência na solução do problema.

Além disso, diante de toda essa situação, os próprios moradores estão se organizando para sanar o transtorno. Um exemplo foi um evento organizado neste domingo (16/08), no qual o valor do ingresso seria revertido para a substituição do reservatório de água instalado no Residencial Mantiqueira.

O Residencial Mantiqueira foi construído com recursos do FAR (Fundo de Arrecadamento Residencial), através do programa Minha Casa, Minha Vida, contemplando 180 famílias. 

Reservatório danificado 

No dia 9 de dezembro de 2019, o reservatório de água responsável por abastecer o Residencial Mantiqueira foi interditado. Devido à uma danificação próxima do meio da estrutura, o tanque acabou arqueando, oferecendo uma situação de instabilidade e de tombamento iminente. O caso ainda se agrava, uma vez que a carcaça metálica deve cair sobre a rede elétrica da CEMIG.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp