Featured

PM desarticula ponto de drogas no Grogotó e apreende mais de 100 pedras de crack em Barbacena



Ação nesta quinta-feira (13) terminou com quatro presos, barras de maconha, crack, cocaína, balança de precisão e celular apreendidos

A Polícia Militar apreendeu uma grande quantidade de drogas na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro, no bairro Grogotó, em Barbacena. Na ação, dois homens e duas mulheres foram presos. 

A ocorrência teve início quando os militares abordaram um suspeito que estava na garupa de um mototáxi. Com ele, os policiais encontraram duas barras de maconha. A partir dessa abordagem, as equipes seguiram até o local onde o indivíduo havia pegado a droga. 

No endereço indicado, outro homem tentou fugir, chegando a pular o muro e invadir uma casa vizinha, mas foi contido pelos policiais. Durante as buscas, foram localizados os demais entorpecentes. 

Ao todo, a PM apreendeu seis barras de maconha, 105 pedras de crack, uma porção de cocaína, uma balança de precisão e um celular. Os dois homens e as duas mulheres que estavam no local foram presos e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a delegacia de Polícia Civil. 


SAIBA MAIS | DROGAS, SEGURANÇA PÚBLICA E IMPACTO NOS BAIRROS

A apreensão de drogas em bairros residenciais tem relação direta com o aumento de percepção de insegurança da população, já que pontos de tráfico costumam atrair outros delitos, como furtos, roubos e porte ilegal de armas. Relatórios recentes de segurança pública em Minas Gerais mostram que áreas urbanas de médio porte, como Barbacena e cidades do entorno, convivem com desafios de policiamento preventivo e repressivo ao tráfico em regiões com alta circulação de pessoas. 

Do ponto de vista da comunidade, ações desse tipo têm dois efeitos imediatos: por um lado, reforçam a presença do Estado, com a polícia atuando sobre redes criminosas; por outro, evidenciam a necessidade de políticas complementares, como programas de prevenção ao uso de drogas, apoio a famílias vulneráveis e oportunidades de trabalho e renda para jovens, reduzindo o ciclo que alimenta o tráfico. 

Para o morador do Grogotó e de outros bairros de Barbacena, acompanhar esse tipo de ocorrência ajuda a entender onde estão os pontos críticos da cidade e a importância de registrar denúncias de movimentações suspeitas, sempre utilizando canais oficiais, como o 190 e o Disque Denúncia, preservando o anonimato do cidadão. 

LEIA MAIS:

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook