Com o clima ficando seco e as chuvas escassas, Corpo de Bombeiro dão início à Operação estiagem, visando desencadear ações preventivas e orientativas para a população evitar queimadas e incêndios. Confira aqui.
Bombeiros dão inicio à Operação Estiagem
Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.
Para prevenir estas ocorrências a 2ª Cia de Barbacena estará desencadeando operações de caráter preventivo e orientativo a comunidade, relativos aos incêndios em vegetação. Esta operação terá início neste mês de Maio e se estenderá até Outubro, quando começa o período chuvoso.
Serão realizados pontos base em diversos bairros de Barbacena, onde os índices de incêndio em vegetação são maiores. Nestes bairros os bombeiros estarão distribuindo folders e cartilhas com orientações sobre a limpeza dos lotes vagos, bem como as sanções previstas em leis ambientais, estaduais e municipais. Aproveitando a oportunidade, a população será instruída sobre os cuidados necessários para evitar a Dengue.
As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. Por isso cada cidadão deve estar bem informado como prevenir das queimadas.
O Corpo de Bombeiros Militar repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:
- Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
- Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio. Quando não for mais utilizar a fogueira, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa.
- Dê o destino certo ao seu lixo. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
- Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
- Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) do qual fazem parte dentre outros, o Corpo de Bombeiros e o IEF
- Mantenha seus lotes vagos limpos. Conforme a Lei Municipal 3241/95, o proprietário de terrenos não edificados é o responsável por mantê-los limpos e capinados, sendo vedado para tanto a queima. Todas as ocorrências de incêndio em lote vago são repassadas à Prefeitura Municipal que tomará as medidas cabíveis, sendo o proprietário notificado e multado.