13ª RPM e Sesap alertam sobre golpes relacionados à vacinação

De acordo com relatos, pessoas estão se passando por profissionais de saúde para aplicarem vacinas em idosos e em seguida furtá-los.

A 13ª Região da Polícia Militar (13ª RPM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) vem a público esclarecer sobre golpes registrados em Barbacena nos últimos dias.

De acordo com relatos, pessoas estão se passando por profissionais de saúde para aplicarem vacinas em idosos e em seguida furtá-los. Em nota conjunta, os dois órgãos esclarecem que toda e qualquer forma de vacinação são realizadas nos pontos de vacinação indicados pela Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) em suas redes oficiais e sites.

A vacinação a domicílio de acamados acontece apenas por profissionais de saúde devidamente identificados pela Sesap e escoltados por profissionais de segurança da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil (PC), após a sinalização da pessoa na UBS de referência.

A 13ª RPM e a Sesap orientam que caso a população receba algum tipo de oferecimento de vacina fora das condições apresentadas, que não atendam e não abram as portas de suas casas, pois trata-se de um golpe. Dessa forma, reforçamos que vacinas em casa somente acontecem com o acompanhamento da PM, PC ou GCM.

Na oportunidade, os órgãos repudiam qualquer forma de golpe em relação à vacina e lamenta que as pessoas estejam aproveitando de um momento delicado em que o país vive e que têm no processo de vacinação a esperança para que a crise de saúde pública não cause mais danos, para aplicar golpes.

Caso você desconfie de que golpistas circulem na sua rua, acione a PM pelo 190. Dúvidas em relação à vacinação podem ser esclarecidas pelo site: www.barbacena.mg.gov.br .


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: